Vamos imaginar a seguinte situação: você vai ao aniversário de uma amiga. Na hora do bolo, um cara, do nada, chega e pede para que você coloque refrigerante para ele também. Educada, você atende ao pedido. No dia seguinte, você abre o seu Orkut e vê que aquela pessoa está pedindo para ser adicionada. Você aceita, pois ele é primo de sua amiga. Semanas depois você resolve fazer uma limpeza em seu perfil e deleta aquele ser. Só que dois dias depois ele manda um recado para você: “Pô, você me deletou!”. Restam duas coisas a fazer: deletar o recado e bloquear o contato ou dar uma de louca e contar alguma desculpa.

Hoje em dia a maioria das pessoas tem perfil em algum site de relacionamento e casos como esses acontecem com frequência. Pessoas que você nem conhece ou até amigos com quem você tem um pequeno contato querem fazer parte da sua lista de amigos e, quando deletados, ficam bravos e tiram satisfação.

Quem já passou por isso foi a estudante de psicologia Ligia Estivam, 19 anos. Ela deletou um amigo quando viu que ele tinha excluído seu depoimento. “Fiquei com raiva e excluí ele dos meus amigos e no msn, só que ele tinha aquele programa que vê quando uma pessoa o deleta ou bloqueia e veio tirar satisfação.”, contou Ligia.

Com a universitária Nathalia Safo, 20 anos, o problema foi dentro da família. “Percebi que ter parente no Orkut pode não ser algo saudável. Uma prima descobriu que tinha sido excluída quando percebeu que não poderia mais ver as minhas fotos nem os meus recados, pois eles estão trancados para pessoas que não fazem parte da minha lista. Como desculpa, falei que estava deletando aquele perfil e que em breve faria outro e adicioná-la-ia”, disse à estudante que realmente fez outro Orkut, mas só para os familiares mais próximos.

A fotografa Beth Viveiros, 31 anos, deletou uma amiga próxima do Facebook, Twitter e Orkut após descobrir que a mesma fazia comentários anônimos e maldosos sobre ela. ?Ela só percebeu que tinha sido excluída no dia de seu aniversário, quando eu não me manifestei, então desesperada, ligou para o meu escritório chorando, deixou recado no celular, com a secretária, mandou e-mails, etc.?, mesmo assim Beth não adicionou a ex-amiga de volta, ?incrivelmente, os comentários e e-mail maldosos pararam depois disso?.

Às vezes não é tão fácil e simples assim excluir uma pessoa, como no caso a A., 26 anos. Ela bem que gostaria, mas não ?pode? deixar de seguir o Twitter da namorada de seu amigo. ?Já pensei em inúmeras vezes parar por um motivo simples: os posts dela não têm relevância nenhuma, mas se ela descobrir provavelmente vai causar um mal estar entre a gente e consequentemente com o meu amigo e namorado dela.?

Para evitar constrangimentos vamos dar algumas dicas de desculpas para você usar quando algum excluído vier tirar satisfação. Falar que um vírus terrível deletou todos os seus contatos já está ultrapassada mas continua sendo uma boa opção. Você também pode soltar um ?Putz, apaguei sem querer, queria deletar outro e foi você, mals aê!?, ou então que seu querido priminho mexeu no seu computador e ?brincou de deletar amigos do seu perfil?. No caso do Twitter sempre rola um ?estou meio que sem tempo?. Mas o mais indicado é falar que roubaram a sua senha e mexeram em tudo.


int(1)

Amigos, amigos, excluídos à parte