Com a pele mais sensível do que a dos humanos, cães e gatos precisam de atenção especial no calor. Os veterinários Fernanda Malatesta e José Pedro Nogueira Estrella, responsáveis pela Clinica Veterinária Pro-Animal dão dicas de como proteger a saúde e o bem-estar de animais de estimação durante o período de calor excessivo.

José Pedro reforça que assim como as pessoas, a ingestão de líquidos é de extrema importância. “No calor, o cuidado deve ser redobrado. É preciso fornecer água à vontade e fresca sempre, além de proteger do sol e não deixá-lo muito tempo dentro do carro e de outros lugares fechados sem ventilação”, aconselha.

Outro aspecto que merece a atenção é em relação a pele do animal. Se for clara, (assim como os humanos) estão mais sujeitas ao câncer de pele. “Regiões mais expostas como focinho, ponta da orelha, lábios e áreas desprotegidas de pelo, o proprietário não pode abrir mão dos protetores solares veterinários”, ressalta Fernanda

Na hora do passeio, é comum acontecerem alguns acidentes. O mais comum, segundo, o veterinário, são as queimaduras das almofadinhas das patas. “Normalmente, os proprietários quando levam seus bichinhos para passear, esquecem que nas altas temperaturas do verão, as ruas e calçadas ficam extremamente quentes.”

Para os dias mais quentes, o banho é sempre bem-vindo. Além de refrescar o animal, evita pulgas e carrapatos, muito frequentes durante esse período. “Antes da higienização, é aconselhável conhecer bem o local e analisar se é refrigerado. Se for quente, os bichinhos podem se estressar facilmente, desidratar, e até mesmo desenvolver um quadro de hipertermia maligna, que nada mais é que uma elevação da temperatura corporal do animal, podendo levá-lo a morte”, alerta o especialista.

Se for viajar com seu animalzinho, é sempre bom procurar empresas aéreas que possuem compartimentos de carga bem ventilados e com temperatura regulada.


int(1)

Animais precisam de atenção especial no calor