Biblioteca digitaliza um dos maiores livros do mundo

My Modern Met/Reprodução Biblioteca digitaliza um dos maiores livros do mundo

Até há apenas cinco anos, o Atlas Klencke – uma coleção de mapas com o nome de Johannes Klencke, figura-chave do comércio holandês de açúcar do século 17 – era considerado o maior livro do mundo. Abrigado na coleção cartográfica da Biblioteca Britânica e composto em 1660, o livro em grande escala tem fascinado bibliófilos e entusiastas do mapa por séculos. Embora o acesso ao atlas tenha sido limitado no passado, ele foi recentemente submetido a um projeto de digitalização que agora permite que qualquer pessoa praticamente folhear suas páginas.

Como o livro grande tem 6 metros de altura, mede 7 metros de largura quando aberto, e contém 41 mapas de parede de cobre, reproduzir digitalmente não foi tarefa fácil. Transportá-lo e fotografá-lo exigiu uma equipe de especialistas, que trabalharam juntos para segurá-lo com segurança.

“Tornar os mapas disponíveis on-line gratuito permite aos pesquisadores estudar esses milagres da cartografia holandesa e aumentar o nosso conhecimento da Renascença Alta e início da ciência Revolução no século 17”, afirmou Tom Harper, curador principal de mapas antiquários da Biblioteca Britânica.

Agora, as imagens de domínio público do atlas estão disponíveis através do recurso online Picturing Places da biblioteca. Além disso, você pode encontrar a versão digitalizada em sua totalidade no site da biblioteca. A história apareceu n0o My Modern Met, que deu crédito a Colossal e Hyperallergic como fontes.

Fechar X
Sem mais artigos