Os brasileiros são os segundos do mundo a perderem a virgindade mais cedo, atrás apenas da Áustria, onde a média de idade é de 17,3 anos. Aqui, a faixa etária da primeira relação sexual é de 17,4 anos. Esses dados são de uma pesquisa chamada The Face of Global Sex 2007 – First sex: an opportunity of a life time (primeira relação sexual: uma oportunidade para toda a vida).

Conversamos com Miguel Fontes, coordenador mundial da pesquisa e hoje, depois de trazê-la ao Brasil, coordena os estudos aqui no nosso pais. Ele nos contou que, segundo a pesquisa, os jovens têm utilizado mais a camisinha na primeira vez. “O aumento foi significativo. Das pessoas com até 24 anos, 79% fez uso do preservativo. De 25 a 29 anos, 67% usaram e de 45 a 49, apenas 19% utilizaram. Considero que o Brasil fez um bom trabalho na conscientização do uso de camisinha”, diz.

Apesar do uso da camisinha ter aumentado, a idade da primeira relação diminuiu. Os jovens de até 24 anos perderam a virgindade com uma média de 16,6 anos. Já as pessoas de 30 a 34, tiveram a primeira relação por volta dos 18. “A idade está acima do que a mídia divulga. Você pode ver que a média não é 14 ou 15 anos como eles dizem”, afirma o coordenador.

Mas o que os especialistas têm a dizer sobre isso? Para esclarecer suas dúvidas, CLIQUE AQUI e veja o que eles pensam sobre o assunto.


int(1)

Brasil é o 2º onde se perde a virgindade mais cedo