O verão está chegando e você está aí sentada na frente do computador na maior preguiça. Preguiça de fazer exercícios, de ir ao banheiro e até de se levantar. Mas e aí, como você vai fazer para ficar em forma para o verão? Se você é daquelas pessoas que abusam de remédios para emagrecer ou ficam o dia inteiro sem comer, chegou a hora de conhecer a força do chá verde.

O chá verde é proveniente das folhas da Camellia sinensis. Atualmente, muitos produtos levam o nome de chá, mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo somente aqueles que têm em sua composição a planta Camellia sinensis. Ou seja, aqueles que nós chamamos de chá de hortelã, erva-cidreira e outros são apenas tisanas ou infusões.

A estudante de pedagogia Ana Alice, 23 anos, vem tomando o chá verde há um ano e já sente os benefícios “Tomo há bastante tempo e não quero parar mais. Apesar do gosto ser bem amargo, ele compensa o sacrifício. Já consegui emagrecer mais de 10 quilos e me sinto mais saudável.” Segundo ela, uma das qualidades do chá é que ele não teria contra-indicações.

Mas e aí, vamos ao que interessa? Será que ele faz mesmo todo esse milagre que a estudante Ana Alice contou? Nós da equipe do Boys and Girls fomos atrás da verdade e conversamos com a Dra. Vanderlí Marchiori, nutricionista especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. E o melhor, ela respondeu a todas as nossas dúvidas sem dar aquele “chá de cadeira”.

B&G: Do que é composto o chá verde?
Dra. Vanderlí: O chá é composto basicamente pelas folhas Camellia sinesis, tem um gosto bem amargo, mas pode ser amenizado com açúcar ou com cascas de frutas.

B&G: O consumo desse chá emagrece?
Dra. Vanderlí: Sim, pois tem atividade lipolítica, ou seja, provocam a quebra de gorduras. Além disso, aumentam a taxa metabólica e faz ter mais queima de energia.

B&G: Traz algum benefício à pele?
Dra. Vanderlí: Ele é seletivo para proteção contra raios UVA e UVB, portanto, reduz o risco de câncer de pele e melhora também a textura, por eliminar toxinas do nosso corpo.

B&G: Qual é a diferença do chá verde em relação aos outros tipos de chá?
Dra. Vanderlí: Na realidade, a planta é a mesma de outros tipos, como o chá preto. Todos os chás não torrados podem ser comercializados como chá verde, porém, com as propriedades terapêuticas, somente o da camélia.

B&G: Alguns estudiosos dizem que o chá verde pode prevenir algumas doenças, como o câncer, é verdade?
Dra. Vanderlí: Sim, é verdade. O consumo diário do chá pode prevenir e proteger contra o câncer e principalmente doenças cardiovasculares, combate o LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

B&G: Qualquer pessoa pode tomar o chá verde?
Dra. Vanderlí: Não, pessoas que usam medicamentos psiquiátricos e com problemas renais não devem tomar o chá. Gestantes e mulheres amamentando também devem evitar o uso.

B&G: Pode ser tomado gelado ou tem que tomar quente?
Dra. Vanderlí: Se preparado corretamente, em infusão de 5 minutos, pode ser bebido quente ou gelado sem restrições.

B&G: Quantas vezes por dia é o ideal para se tomar?
Dra. Vanderlí: O ideal é que se tomem três xícaras por dia.

B&G: Aqueles chás de latinha ou caixinha têm o mesmo efeito?
Dra. Vanderlí: Ainda não, pois a concentração desses líquidos é extremamente pequena.

Parece que o chá é mesmo um verdadeiro milagre. Mas para emagrecer não adianta ficar aí tomando chá o dia inteiro. Uma boa alimentação e a prática de exercícios em harmonia com o chá pode ser a solução para perder aquelas gordurinhas indesejáveis. E aí, vamos à luta?


int(1)

Chá verde: ele é mesmo tão milagroso?