Os tambores começaram a tocar, a bateria não pára de se aquecer e a fantasia já tá na mão! É, galera, o Carnaval vem chegando e já é hora de você se programar pra não ficar pra trás e acompanhar tudo só pela TV.

Pra você que ainda tá na dúvida de onde vai curtir o feriadão (ou que apenas quer saber um pouco mais sobre essa grande festa), se liga nessa listinha que a gente fez com os principais carnavais do país:

São Luís do Paraitinga
Um dos Carnavais mais importantes e tradicionais do Brasil acontece nessa pequena cidade localizada no Vale do Paraíba, interior paulista, e que tem pouco mais de 10 mil habitantes. Aqui, o repertório musical que rola durante o feriado não tem samba, axé ou pagode. A trilha sonora de Paraitinga é feita basicamente de marchinhas e canções que falam da cidade e das histórias da região, comandadas por blocos de rua e por bonecões gigantes. Essa tradição acontece desde os anos 20 e, atualmente, reúne mais de 10 mil foliões por dia, em média, nas praças da cidade.

Salvador
O Carnaval baiano dispensa apresentações e é tido como a maior manifestação popular do mundo. Várias cidades do interior da Bahia ganham força no feriado, mas é em Salvador que tudo acontece com mais brilho e animação. Lá, o evento já bateu recordes e chegou a atrair dois milhões e setecentos mil foliões em seis dias de festa, que ocorre tradicionalmente em três principais circuitos de trios elétricos espalhados pela cidade: o de Dodô, que vai da Barra até Olinda, o de Osmar, que vai da Barra Avenida até Campo Grande e o de Batatinha, que segue pelo Centro Histórico. Se você escolher Salvador, com certeza não vai faltar boa música, muita alegria e energia positiva no seu Carnaval.

Olinda
Outro Carnaval muito forte no nordeste do país acontece em Olinda, Pernambuco. A grande mistura presente na origem das danças, com influências européias, indígenas e africanas, faz da festa uma das mais típicas e tradicionais do mundo. Essa diversificação cultural mantém a essência das comemorações de séculos atrás e traz muitas semelhanças com os Carnavais típicos de várias regiões portuguesas. Se você quiser aliar diversão com cultura, Olinda é uma excelente opção pro feriado.

Ouro Preto e Diamantina
São dois dos principais exemplos de Carnaval de rua, que crescem a cada ano e atraem mais atenção dos foliões e da mídia. Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO, em 1980. Diamantina também é uma cidade histórica muito importante e, atualmente, é um dos principais destinos pra quem quer curtir um Carnaval diferente e animado, que junta o tradicional com o moderno, unindo a arquitetura antiga das construções com a juventude e animação da galera que curte por lá. Uma ótima pedida pra esse feriado, não acha?

Agora, se você não quer saber de ficar pulando no meio da rua e pretende acompanhar os desfiles das escolas de samba, existem duas grandes oportunidades:

Carnaval do Rio de Janeiro
Super badalado e com grande investimento, o Carnaval do Rio é um dos pontos altos do turismo no Brasil. Muitas mulheres bonitas, fantasias e carros alegóricos maravilhosos, além de samba e ginga de primeira linha, fazem dessa festa o maior símbolo do Carnaval brasileiro. Certamente, vale a pena ir até a Marquês de Sapucaí conferir o espetáculo.

Carnaval de São Paulo
Segue a mesma linha do Rio de Janeiro, mas a cada ano que passa vem adquirindo mais respeito e admiração de quem curte Carnaval. Ainda não possui o mesmo glamour e a mesma pompa carioca, só que vem sendo garantia de muita diversão e animação dos foliões. Também é uma ótima oportunidade pra cair no samba e desfilar na avenida.

E agora? Já deu vontade de sair sambando por aí? É melhor ir aquecendo os pandeiros…

Fechar X
Sem mais artigos