Os Estados Unidos começaram a retirar seu contingente militar desdobrado no Afeganistão com a saída dos primeiros 650 soldados, mobilizados até agora em áreas próximas à capital, Cabul, informou à Agência Efe o porta-voz militar americano Nicholas Conner.

“Os primeiros militares que estão sendo repatriados e que não serão substituídos pertencem aos regimentos 113 e 134 da 34ª Divisão. Seu retorno para casa começou na quarta-feira e terminará na semana que vem”, explicou Conner.

Segundo ele, o regimento 113 estava alocado em Cabul, enquanto o 134, que será substituído parcialmente por tropas norte-americanas já desdobradas no país, estava estacionado na província vizinha de Parwan, situada ao norte da capital.

Os EUA possuem cerca de 100 mil soldados no Afeganistão, quase três quartos do contingente internacional presente no país asiático, que é de 133 mil tropas.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou há três semanas que neste mesmo ano serão retirados 10 mil soldados americanos do Afeganistão e que, até setembro de 2012, terão retornado 33 mil militares.

As demais tropas norte-americanas deixarão o Afeganistão paulatinamente para completar a retirada até 2014, data estipulada na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizada em novembro passado em Lisboa.

Fechar X
Sem mais artigos