Todo mundo sabe que a moda que estorou, já faz bom um tempo, é ter peitão. E junto com ela chegou com tudo, o silicone. Cada vez mais mulheres se submetem a essa cirurgia e cada vez mais meninas também entram nessa onda. Segundo o dr Luiz Philipe Molina Vana, especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Schriners Burns Institute, cerca de 17% de suas pacientes têm menos de 18 anos. A decisão é de cada um, a discussão da ditadura da beleza é outra, mas o que entra em questão aqui é: existe idade mínima para colocar silicone?

“Na minha escola uma garota apareceu com um peito gigante no primeiro colegial! 15 anos! Achei um absurdo, se bobear o peito dela ainda nem tinha crescido… Acho que tudo bem colocar silicone mais velha, quando se tem certeza disso, mas com 15 anos?!”, se revolta Ana Ferreira, 17. Já Priscila Cardoso, 17, acha que “cada um sabe o que fazer com o próprio corpo. O peito é da garota, se ela vai se sentir mais bonita, deixa ela. É uma questão de estética, não vai fazer mal para a saúde, então tudo bem.”

Porém, não é tão simples assim, o dr. Luiz Philipe explica que “não existe uma idade fixa mínima, mas o bom senso indica pacientes a partir de 17 anos. No entanto, o que determina a possibilidade de colocar o silicone é a mama da paciente estar totalmente desenvolvida. Não se deve implantar a prótese sem antes ter certeza de que o processo de crescimento já foi finalizado para não causar problemas no desenvolvimento da mama, nem no resultado da cirurgia, afinal não dá para saber de que tamanho o seio vai ficar.”

Dr. Luiz ainda ressalta que muitos cirurgiões ignoram essa medida e operam mesmo assim, por isso, se você quer colocar silicone, além de pensar bem no assunto antes de decidir, lembre que é importante consultar seu ginecologista para ver se é seguro.


int(1)

Existe idade mínima para colocar silicone?