Um bebê gorila nasceu pela primeira vez de cesárea no Reino Unido. O procedimento é raríssimo e aconteceu poucas vezes em zoológicos do mundo. Em video incrível postado no Facebook nesta terça-feira (23), o Bristol Zoo Gardens diz que o filhote de 11 dias “passa bem” após ter nascido com menos de 1kg.

Segundo o site da BBC, a mãe Kera apresentou sinais de pré-eclâmpsia e teve que passar pela cirurgia para evitar que ela e o filho morressem.

O parto foi feito pelo ginecologista David Cahill, que já trouxe ao mundo centenas de bebê humanos. “Ao lado do nascimento dos meus filhos, esta provavelmente foi uma das grandes realizações da minha vida e nunca vou esquecer”, disse ao site inglês.

O zoológico contou que a operação durou três horas e foi “muito arriscada”. O filhote nasceu com batimentos cardíacos, mas com líquido no pulmão e não respirava sozinho. Ele levou três horas para ter a respiração normalizada. “Nós realmente pensamos que ele fosse morrer”, comentou Rowena Killick, a veternária responsável.

A cesárea de três horas foi feita por um ginecologista

Bristol Zoo / Reprodução A cesárea de três horas foi feita por um ginecologista

O bebê da espécie que corre risco de extinção Gorila-do-ocidente tem recebido cuidados da equipe do zoológico e tem passado tempo com a mãe. Mas como Kera não está 100% recuperada e não sabe como cuidar do primeiro filhote, eles trarão outra gorila para “adotar” e cuidar do recém-nascido.

O filhote nasceu com menos de 1kg e problemas respiratórios, mas passa bem

O filhote nasceu com menos de 1kg e problemas respiratórios, mas passa bem

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos