Aproveitando a Semana Mundial de Amamentação (de 1 a 7 de agosto), o Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, lança nesta sexta-feira, 1º de agosto, uma campanha para incentivar o aleitamento materno. A data foi criada em 1992 e é comemorada em 120 países.

A frase da campanha, que tem como madrinha a atriz Dira Paes com seu filho Inácio, foca a importância da mulher que amamenta: “Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar”. A intenção é sensibilizar os familiares sobre o quanto é importante o apoio à mulher para que ela possa dispor de tempo e tranqüilidade na hora da amamentação.

O leite materno diminui as chances de diarréia, pneumonia, diabetes, câncer ou de desenvolver alergias. Além disso, há um melhor desenvolvimento da criança e do vínculo entre mãe e filho. Mas os benefícios se estendem às mães, pois o ato de amamentar protege as mulheres contra câncer de mama, de ovário e reduz o risco de anemia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o bebê deve se alimentar exclusivamente de leite materno até os seis meses de idade. Porém, o aleitamento é importante até os dois anos. Estudos indicam que a amamentação pode evitar a morte de aproximadamente 7 mil recém-nascidos no Brasil.


int(1)

Governo lança campanha a favor da amamentação