A tempestade tropical “Irene” se transformou nesta segunda-feira no primeiro furacão da temporada de ciclones do Oceano Atlântico no litoral norte de Porto Rico no momento em que seus ventos chegaram aos 120 km/h.

“Irene” é um ciclone de categoria um, o primeiro na escala de intensidade Saffir-Simpson e no máximo cinco, detalhou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami.

“A previsão é de fortalecimento nas próximas 48 horas”, indicaram os meteorologistas americanos.

Relatórios preliminares do NHC apontam que o furacão danificou postes de energia elétrica em Porto Rico, deixando 800 mil casas ficaram sem luz.

Por volta das 6h (de Brasília), o furacão estava a 40 quilômetros ao oeste de San Juan, capital de Porto Rico, e a 200 quilômetros ao leste de Punta Cana, na República Dominicana.

Está mantida vigilância do furacão para o centro das Bahamas e aviso de tempestade tropical para as ilhas Virgens americanas e britânicas, para a costa sul da República Dominicana a partir do sul até a fronteira com o Haiti, o sudeste das Bahamas, Haiti e Turks e Caicos.

Na previsão para cinco dias, o NHC indicou que “Irene” manteria sua intensidade de furacão ao deslocar-se sobre as águas quentes do mar Caribe e poderia tocar terra no norte do estado da Flórida (Estados Unidos), no próximo sábado.


int(1)

"Irene" é o 1º furacão a se formar na bacia do Atlântico