Se você é mulher, certamente vai se identificar com essa cena. Imagine aqueles dias em que você acorda com a pá virada. Tudo te irrita, o mau humor te domina e toda espécie de demonstração de afeto entre as pessoas te causa contrações horríveis no estomago. Daí, como se não bastasse tudo isso, vem aquele comentário típico: “Ou isso é TPM ou é falta de homem!”.

Falta de homem? Mas espera aí. Será que falta de amor e sexo pode fazer realmente algum mal à nossa saúde ou ao nosso estilo de vida? É isso que a gente vai descobrir nessa matéria.

“O sexo combate o stress, revitaliza o corpo e estimula a mente, mas não podemos dizer que a falta dele cause doenças físicas ou psicológicas. O que acontece é que o sexo ajuda também na auto-estima e na auto-confiança da pessoa. Afinal, se sentir desejada faz bem para qualquer um. Daí, se a pessoa já tem uma propensão para se sentir inferior e ainda não faz muito sexo ela pode sim se sentir mais mau humorada, nervosa, invejosa e até triste. Mas não que a falta de sexo cause isso, apenas pode ser mais um motivo.”, diz Maria Helena Vilella, diretora do Instituto Kaplan e educadora sexual.

Porém, alguns médicos levantam a bandeira de que reprimir desejos sexuais pode sim causar alguns danos à saúde como úlcera, infarto, asma brônquica e estresse. Por que? Bem, porque o inconsciente acaba transferindo para o corpo essas repressões e desejos.

Ainda sobre os benefícios do sexo, vale lembrar que entre as substâncias liberadas durante a relação está a endorfina, proteína que afeta os mecanismos cerebrais que controlam o humor, a resistência ao estresse e à dor e, principalmente, as sensações de prazer.

CONTINUE LENDO QUE O SEXO TEM MUITO MAIS BENEFÍCIOS!

Fechar X
Sem mais artigos