Por causa da naturalidade com que corre, anda, sobe escadas e se comunica em linguagem de sinais, a nova versão do Asimo, da Honda, surpreende por não dar pinta de robô. O humanoide tem 1,30 de altura e cerca de cinquenta quilos.

Apesar de parecer ter saído de uma ficção científica do russo Isaac Asimov, a sigla ASIMO, em ingles significa Advanced Step in Innovative Mobility ou seja Desenvolvimento Avançado em Inovações para Mobilidade. Ele pode andar em superficies irregulares e fazer operações em grupo até em outros planetas, a partir do compartilhamento de informações com seus semelhantes.

O projeto teve início nos anos 80 e já são muitas versões do humanoide. A última acaba de ser apresentada em um hotel de Nova Iorque e traz um robô com movimentos mais fluidos, mais próximos dos humanos. Ele tem a capacidade de reconhecer objetos em movimento, posturas, gestos, seu ambiente, sons e rostos, o que lhe permite interagir com humanos. A maior novidade da versão mais recente é que se comunica em Libras e em japonês.

Confira o vídeo. Vai ser difícil não querer um desses para levar pra casa!

Robô da Honda se movimenta como um humano, veja!

Fechar X
Sem mais artigos