Vocês terminaram e o cara parece que não se tocou, ele vive na sua casa, vive puxando papo com a sua mãe e você acaba sendo obrigada a conviver com o seu ex quando na verdade o que você mais queria é que ele sumisse. Será que ele não tem mais nada pra fazer? Parece que o prazer dele é ir lá só pra te ver e pra te irritar? É o seu ex-namorado virou amigo da sua mãe!

Quando você acaba um relacionamento, por mais que tenha sido na pura amizade, ter um tempo para pensar, refletir e voltar a ver como a vida de solteira era boa é importante. Você começa a ter mais tempo pras suas amigas e pra família quando de repente você começa a perceber que o seu ex ainda aparece nos aniversários da família e a saber de tudo o que acontece na sua vida.

Você começa a pensar que essas coisas só podem estar acontecendo com você e que ele é um carma em sua vida, mas a Dra. Mariângela Savóia, Psicóloga do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas, contou que essa aproximação é mais comum quando o namoro acabou faz pouco tempo: “É normal, pois ele está acostumado a passar junto as festas, o final de semana, então para ele se afastar, muitas vezes, é como se ele perdesse um amigo”, contou.

Ela também contou que essa aproximação depende muito de como acabou o relacionamento: “Se terminou mal, dificilmente os pais vão conviver bem com o ex, ou simplesmente vão ignorar qualquer aproximação. Mas se tudo terminou bem muitas vezes até os pais sentem falta do ex que cortou completamente a relação”, complementou a doutora.

A estudante de veterinária, Rebeca Silva, 21, contou como muitas vezes essa relação se torna insuportável, “Ele acha que amigo da minha mãe, passa em casa para dar um Oi totalmente sem necessidade. Isso me irrita, a gente já terminou e ele parece ainda querer estar na minha vida. Tenho certeza que ele faz de propósito, pois não vejo motivo algum para ele ir atrás da minha mãe”.

Já o estudante de comunicação Maurício Sampaio, 20, está do outro lado da moeda: “A gente terminou o namoro, mas ainda me sinto da família e isso parece ser recíproco com os pais delas. Muitas vezes eles que me convidam para ir lá, eu percebo que minha ex se incomoda e não gosta, mas se eles me convidam e porque eu sou bem vindo, não é mesmo?”.

A Dra. Mariângela ainda lembra que isso pode acabar quando o tempo passar e tudo se acalmar. A relação entre o ex e a família perde ligação aos poucos e eles vão aprendendo a conviver um sem o outro. Por isso você que sofre com isso se acalme dê tempo ao tempo. Não vale ficar sofrendo, o importante é que a relação entre seus pais não mude e que você não deixe eles influenciarem em nenhuma das suas decisões e nem ser a favor do ex. É importante ser clara com seus pais e dizer o que não te satisfaz e também deixar tudo bem claro pro ex que não há mais volta na relação.


int(1)

O que fazer quando o ex vira amigo da família?