“Drogas – não use”, quantas vezes você já não viu comerciais e campanhas sobre o quanto as drogas são prejudiciais, por que você não deve usá-las e o que elas podem causar no seu corpo e mente.

Mesmo com esse bombardeio de informações sobre as drogas, muita gente ainda experimenta, seja por curiosidade ou por influência de amigos. O problema é quando a droga faz de vítima uma pessoa muito próxima, o seu irmão ou melhor amigo.

Para Fernanda Silva* esta experiência foi péssima. A melhor amiga dela começou a andar com uma galera da pesada, e por causa disso, se envolveu com cocaína. “Eu entrei em pânico e queria de qualquer jeito tirá-la desse buraco, ela jurava para mim que não ia usar, mas usava”, conta Fernanda.

Foi um momento muito turbulento na amizade das duas. Depois disso, a amiga de Fernanda tentou se matar usando quantidades excessivas de droga.”Eu fiquei muito mal. Ela me ligava, mas não escutava nada que eu falava. Dizia que usava drogas para fugir da vida e do mundo real”, lembra Fernanda.

Desistir: essa foi a solução que Fernanda usou. Depois de tentar de tudo, ela resolveu abrir mão da amizade. “Minha amiga percebeu que ia me perder e arrumou forças para sair do fundo do poço”.

Hoje, depois de terem passado por essa barra juntas, as duas continuam mais amigas do que nunca e melhor: sem drogas. A amiga de Fernanda parou de andar com as más companhias e vive super bem.

Agora você deve estar se perguntando: como vou saber se meu amigo usa drogas? Preste atenção nas atitudes dele. Veja se ele tem mudanças de comportamento, se fica irritado sem motivos ou tem explosões nervosas.

Se ele estiver depressivo e com tendência a se isolar, fique atento as companhias e novas amizades dele.

Lembre-se sempre que esse é um momento de fraqueza e tudo que seu amigo precisa é de uma palavra de carinho.

*O nome foi mudado por opção do entrevistado.


int(1)

O que fazer quando o seu amigo se envolve com drogas?