Mulheres e homens sofrem com olheiras. Quem nunca se olhou no espelho e tomou um susto com manchas escuras embaixo dos olhos? Para saber mais sobre o assunto, a dermatologista Ana Paula Farias Jorge esclarece algumas dúvidas.

Causas
As olheiras são causadas pela presença de pigmento melânico e aumento de vasos superficiais no local. “O sol estimula a produção de pigmentos na pele e, portanto, contribui para o aparecimento dessas manchas. Já a falta de sono e o cansaço levam a um edema da pálpebra e, com isso, piora a circulação local. Portanto, tanto fatores externos quanto a ação do nosso próprio organismo podem causar olheiras”, diz.

Quem pode desenvolver?
“As peles morenas são as mais suscetíveis a desenvolver olheiras, pois elas têm mais facilidade em acumular melanina embaixo dos olhos.” Já em pessoas mais claras, as olheiras podem se destacar por causa da própria pele, que deixa os vasos sanguíneos mais aparentes.

Algumas pessoas têm olheiras desde pequenas, devido à predisposição genética. Com o tempo, elas tendem a se agravar. A explicação é que, com a flacidez, há uma diminuição da circulação sanguínea na região, o que leva à retenção de líquidos ou ao acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores. “Com a idade, a flacidez das pálpebras acentua as olheiras, assim como o acumulo de pigmentos.”

Tratamentos
Segundo a dermatologista, “os tratamentos caseiros só têm efeito momentâneo. Entre eles, o mais eficiente é o uso de compressas de chá de camomila gelado”. Por isso, ela aconselha alguns tratamentos feitos em clínicas de estética: “Os principais são preenchimento, laser e peeling. Mas, em geral, as olheiras tendem a voltar e, portanto, deve-se fazer a prevenção e um novo tratamento quando necessário”.

O laser remove as camadas da pele mais danificadas, porém, é mais indicado para pessoas de pele clara, já que em peles morenas pode deixar manchas.

Além desses tratamentos, é preciso tomar alguns cuidados, como dormir bem, beber água e ter uma dieta balanceada. “Na verdade, uma vida saudável proporciona uma pele saudável e isso melhora as olheiras”, conclui.

Achamos no Youtube boas dicas para se livrar das olheiras. Confira um delas:

Fechar X
Sem mais artigos