Uma gravação feita na Reserva Nacional de Maasai Mara, no Quênia, flagrou o incrível momento em que um pássaro da espécie grou-coroado, sozinho, enfrenta dois elefantes para proteger seu ninho.

A ave dividia o espaço com uma manada de elefantes, que se alimentava no local. Ao perceber a aproximação de um deles, o grou-coroado tomou a frente para proteger os ovos, abriu as asas e as movimentava em direção ao “oponente”, na tentativa de afastá-lo.

No entanto, a responsável por captar as imagens, Tayla McCurdy, explicou ao canal do YouTube Kruger Sightings que o elefante parecia confuso com a situação.

Eventualmente, o mamífero se distanciou. Mas a ave não sossegou e foi atrás de um dos filhotes do grupo. Ao mexer com o bebê, o mais velho retornou e a espantou de vez com sua tromba. “O grou-coroado foi embora, percebendo não estar mais em perigo e deixando o elefante pastando em paz, mas se mantendo de olhos abertos”, relatou McCurdy.

Não é possível determinar se o grou-coroado era macho ou fêmea, pois ambos ficam no ninho durante a temporada de reprodução. Esta espécie é protegida por lei na África do Sul, Zimbabué, Uganda e Quênia. Ela costumava ser extremamente territorialista, especialmente quando está com o parceiro e se torna agressiva para defender suas crias.

Fechar X
Sem mais artigos