“Naquele final de tarde, eu passeava pela rua como se a vida fosse bela. O dia tinha sido maravilhoso, encontrei alguns amigos que não via há anos, e no trabalho ganhei um elogio do meu chefe. Mas, na volta pra casa o que não era esperado aconteceu. Enquanto pegava meu mp3 na mochila, um cara apareceu e arrancou tudo o que estava em minhas mãos. O impacto foi tão forte que eu acabei caindo na calçada da Avenida Paulista, a duas quadras da minha casa. Raiva e desespero se misturaram nesta hora.”

Agora, imagine essa história contada nos mínimos detalhes, interpretada, como se a pessoa revivesse cada momento. A respiração, o desespero, a queda e a raiva apareceriam novamente. No mínimo emocionante, não é? Isto é uma sessão
de psicodrama.

Se pra você fazer terapia é só sentar em um divã e conversar durante horas com uma psicóloga, está muito enganado. O psicodrama é uma terapia que nasce no teatro, então a interpretação é essencial. O médico do serviço de psicoterapia do Instituto de Psicologia, Geraldo Massaro, explica qual o objetivo da sessão: “Como a pessoa revive uma situação dramatizando o que aconteceu, ela consegue entender de maneira melhor suas reações”.

E é esta a base do Psicodrama, reviver algo acontecido, só que o personagem é você. Massaro conta que as sessões podem ser desenvolvidas sozinhas ou em grupos. “Nas seções em grupos todos podem participar de uma dramatização, ou alguém pode reviver a cena no seu lugar.”

Jacob Levy Moreno, o criador do Psicodrama, nasceu em Bucareste, na Romênia, e formou-se em medicina, mas se apaixonou pelo teatro. Nas artes cênicas, segundo ele, “existiam possibilidades ilimitadas para a investigação da espontaneidade no plano experimental”. Fundou, em 1921, o Teatro Vienense da Espontaneidade, experiência que constituiu a base de suas idéias da Psicoterapia de Grupo e do Psicodrama. A proposta do Teatro da Espontaneidade era de criar uma representação espontânea, sem texto pronto e decorado.

Se você se interessou sobre esta maneira de compreender melhor suas questões, se informe no site da Federação Brasileira de Psicodrama (www.febrap.org.br). Lá você encontra lugares aonde são feitas as terapias, assim como o consultório do Dr. Geraldo Massaro que fica na Rua Pamplona 33, casa 2 – telefone (11) 3283-0087.


int(1)

Psicodrama: terapia com interpretação