Ligar pra namorada de cinco em cinco minutos pra perguntar como, onde e com quem ela está. Reclamar da altura do vestido e do tamanho do decote antes de sair de casa. Arranjar briga com qualquer cara que ousar colocar o olho em cima dela enquanto vocês estiverem juntos. Atitudes que acontecem freqüentemente, mas que podem ser responsáveis pelas crises em muitos relacionamentos.

“Era uma coisa incontrolável. Eu cheguei a ponto de seguir a minha ex-namorada várias vezes pra saber se ela estava falando a verdade e se realmente estava indo pra faculdade. Tava ficando uma situação fora do normal. Até que um dia ela percebeu que eu estava atrás dela e aí a coisa complicou”, revela o estudante de direito Rodrigo Pires, 19.

No caso da fisioterapeuta Jéssica Torres, 22, o ciúme foi o principal motivo que destruiu um namoro de quase cinco anos. “Não dava mais pra agüentar. Meu ex era ciumento demais e implicava com tudo: minhas roupas, minhas amigas, meu emprego. Ele queria controlar tudo e era muito possessivo. Aí não teve jeito e, por mais que eu gostasse dele, tive que terminar”, revelou.

Para entender um pouco mais este problema, conversamos com a Dra. Mariângela Savóia, psicóloga do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, que declarou que o ciúme, quando em excesso, pode ser considerado uma doença e traz conseqüências negativas para a saúde.

“É o chamado ciúme patológico ou doentio. Quando chega nessa fase, a pessoa tem delírios e idéias absurdas, que distorcem e fantasiam a realidade”, afirmou.

A doutora garante que uma pessoa que vive com esse nível de ciúme deve procurar ajuda para não sofrer ainda mais. Ela também chama a atenção pro fato de que o problema, na grande maioria das vezes, está na pessoa ciumenta e não no parceiro.

“Esse problema não depende do relacionamento e não funciona tanto na base do ‘cada caso é um caso’. Se não procurar tratamento, uma pessoa muito possessiva e com ciúme patológico vai continuar sempre assim. Pode até namorar um santo que não vai adiantar”, revelou.

Agora, para aqueles que estão se enxergando nessa posição e que acham que já é o fim do mundo, não fiquem desesperados: a doença tem cura.

“O ciúme é resultado de um comportamento impulsivo e descontrolado, mas o caso pode ter solução. Para tratá-lo, o melhor é fazer uso da psicoterapia. Dessa forma, a pessoa começa a aprender a lidar com o problema e tende a enxergar o quanto o ciúme é irracional”, diz a psicóloga.

Ter um pouquinho de ciúme é natural e pode ser até saudável para a relação, mas é sempre importante saber que tudo tem limite e que ser possessivo demais pode prejudicar a sua saúde. A pergunta que fica é: vale a pena sofrer tanto assim?


int(1)

Saiba o que fazer quando o ciúme fala mais alto