O verão sempre vem acompanhado de vários modismos e muita aventura. E como o calor anda muito grande o prazer muitas vezes vem de passar o dia inteirinho na água se banhando e se refrescando.

E é por isso que muita gente procura praticar alguns esportes radicais nas águas de praias ou represas para refrescar o verão e ao mesmo tempo se divertir e praticar um esporte. Se você não tem noção do que fazer a equipe do Boys and Girls vai te ajudar a deixar a preguiça de lado e cair na água literalmente.

Kitesurf
Nível de dificuldade: Difícil
Onde praticar: pode ser praticado em lagos, represas e no mar, com ventos fracos e fortes
Como é: conduzido por um parapente a pessoa pratica sobre uma prancha, onde pode desenvolver manobras, surfar nas ondas e planar na água.
Gastos: os preços de cursos de kit variam em todo o país. Você pode encontrar escolas que cobram 200 reais por horas de prática e teoria. A mesma carga horária chega a custar até 800 reais em escolas cariocas.

Wakeboard
Nível de dificuldade: Nível médio
Como é: a pessoa é arrastada por uma lancha que atinge até 100 quilômetros por hora e deve fazer manobras que inclui longos momentos no ar.
Equipamentos necessários: prancha ou par de botas, cabo, manete com uma corda de no mínimo 15 metros e colete salva-vidas.
Gastos: todo o equipamento (com exceção da lancha) pode ser comprado com o preço a partir de 1.200 reais. Em São Paulo, na represa de Guarapiranga, uma hora de aula sai em média 100 reais, incluindo o equipamento e a lancha, mas é possível dividir o horário entre duas pessoas. Aulas em escolas especializadas os preços variam entre 1.300 a 1.500 reais. Para quem tem o equipamento completo, basta descolar a lancha, que pode ser de algum amigo ou alugada em marinas, represas e clínicas. Caso você resolva comprar uma lancha, lembre-se dos gastos de manutenção, como aluguel na marina e combustível. Para dirigir uma lancha, é preciso antes tirar a carta especial. A dica é não investir em gastos que podem se tornar muito caros depois. Se você for praticar temporariamente não vale a pena cair em dívidas.

Windsurf
Nível de dificuldade: Díficil
Como é: a prancha, que tem uma vela acoplada, é deslocada através do vento.
Equipamentos necessários: prancha, vela, mastro, retranca são os equipamentos básicos para se começar a velejar.
Gasto mensal: É possível comprar o equipamento básico gastando entre 2.500 e 3.000 reais. A melhor forma de aprender o esporte é fazendo aulas.
Onde praticar: assim como o surf, que depende de praias com ondas, o windsurf necessita de locais onde haja bons ventos como no Rio de Janeiro na Barra da Tijuca, Niterói e Búzios; no nordeste nas praias de Jericoacara em Fortaleza ou no Morro de São Paulo na Bahia; e em São Paulo na praia de Ilha Bela ou na Represa de Guarapiranga.

Praticar esportes todo mundo sabe que é muito importante e saudável, mas não vale saí por aí querendo fazer tudo o que dar na telha. Procurar um profissional para se orientar sobre como praticar o esporte, dicas, e um acompanhamento de perto é essencial.

Fechar X
Sem mais artigos