kawaii4

Você se sente mal quando tira alguns minutinhos (uns 45) do dia para olhar fotos de filhotes de cachorro, gatinhos atrapalhados, coelhinhos peludos? Esconde a tela cor-de-rosa de power point do chefe pra não ser demitido? Calma que nós temos um álibi para você! Um estudo publicado pela US National Library of Medicine confirmou que olhar para imagens kawaii produz bons efeitos no nosso comportamento de cuidado e ajuda na nossa concentração.

Ah, mas você não sabe bem o que é kawaii? Explicamos:

coracaoKawaii é uma palavra japonesa que deriva do termo kawa-hayu-shi, ou enrubescedor (hayu-shi) de rosto (kawa). Vergonhoso? Não para os japoneses. Esta palavra tem o sentido de “cuidar, amparar alguém”, ou seja, quando você vê um gatinho de laçarote e solta um sonoro “nhóin”, é porque ele despertou sentimentos kawaii em você.

Os testes foram aplicados da seguinte forma:

kawaii1

 

Experimento 1 – Universitários tiveram que fazer uma tarefa de coordenação motora fina após observar imagens de filhotes e animais. O número de tarefas bem-sucedidas aumentou em 10,3% quando feitas por pessoas que observaram imagens mais bonitinhas, como cachorrinhos e gatinhos bebês. Já aqueles que viram fotos de cães e gatos adultos, tiveram um percentual menor de sucesso (5,5%).

 

 

kawaii2

 

Experimento 2 – Agora, os estudantes tiveram que fazer uma tarefa visual e não-motora. Foram 2,2% de melhora na tarefa depois de ver bichinhos fofinhos contra 2,1% de melhora ao observar bichinhos menos fofinhos. Já o grupo que foi exposto a imagens de comidas gostosas não apresentou diferença nas tarefas.

 

 

 

kawaii3

 

Experimento 3 – No teste final, universitários fizeram uma tarefa de precedência perceptiva, que é aquele teste onde você precisa identificar uma letra que, repetida, forma a imagem de outra, e vice-versa. A visão global do teste (imagem grande) normalmente gera mais sucesso que a visão local (letra que compõe a imagem), mas, neste caso, o resultado foi o inverso: as tarefas locais tiveram mais sucesso. Isso quer dizer que o foco dos estudantes foi refinado pelas imagens de bichinhos lindos, que proporciona um tipo de emoção positiva.

 

 

Nhóóóóinnn… Se você quiser ler mais sobre a pesquisa, basta acessar aqui (em inglês). Agora, se você quiser refinar sua atenção e melhorar a sua performance no trabalho, fique de olho aqui no Inacreditável que nós somos kawaii pra kawamba (dâr)!

 

Fechar X
Sem mais artigos