Fazer uma tatuagem é muito mais do que simplesmente realizar uma vontade ou seguir a moda. Ela vai marcar pra sempre e definitivamente a sua vida e por isso tem que se pensar muito bem antes de sair correndo atrás do tatuador mais próximo de você.

Ter uma tattoo é muito mais que um simples desenho em sua pele. Além de ser eterna, as agulhas de tatuagens e piercings podem trazer algumas complicações e doenças como AIDS, Hepatites, Herpes e Sífilis. E por isso todo cuidado é pouco quando se pensa em fazer alguma modificação no seu corpo.

A primeira coisa quando se pensa em fazer uma tatuagem é escolher um bom profissional. Hoje em dia, há vários estúdios de tatuagem espalhados pela cidade, mas é preciso escolher o local muito bem para não se arrepender. Todos os materiais têm que ser descartáveis, o local tem que ser limpo e tudo tem que estar devidamente esterilizado. “É legal algum amigo que já tenha uma “tatoo” indicar o tatuador”, aconselha Celso Tarturi, conhecido como Salim, do estúdio Salim Tattoo.

Outro passo super importante é o local do corpo escolhido para receber o novo desenho. Geralmente não se aconselham partes expostas, o bom mesmo é um lugar discreto. Ainda há muito preconceito sobre a pessoa ter ou não tatuagem, principalmente na área profissional. Felipe de Oliveira, 23 anos, é fisioterapeuta e conversou com os professores de faculdade antes de decidir se fazia ou não sua primeira tatuagem. “Como trabalho muito com idosos, fiquei com receio de sentir preconceito.”

Mas as preocupações não ficam só em fazer a tatuagem em um local limpo e com um bom profissional. Ao término da tatuagem, o local deve ser protegido com um plástico, para a pele não ter contato com a poluição. Depois de uma hora, retira-se o plástico e coloca um novo. Durante 4 dias, sempre depois do banho, coloca-se novamente um novo protetor. Depois dos 4 dias, é necessário passar uma pomada cicatrizante.

Assim como a tatuagem os cuidados também são eternos. “Durante o primeiro mês, a pessoa deverá evitar a exposição solar, nadar, comidas gordurosas e também pimenta”, ensina o tatuador. E o protetor solar terá que ser passado sempre que à exposição ao Sol for muito intensa. Ah, e um detalhe muito importante: só é permitido fazer tatuagens pessoas maiores de 18 anos. Se o tatuador que você procurou faz o trabalho em menores ou defende a liberação, se liga, ele está pensando só na sua grana.


int(1)

Tatuagem: dicas para não se arrepender