Fechar X

Testemunhar contra um criminoso pode ser uma experiência de mexer com os nervos, principalmente para pessoas jovens. Com o objetivo de ajudar gente nessa situação, foi criada, nos Estados Unidos, uma equipe de cães treinados especialmente para aliviar o estresse de testemunhas dentro do tribunal.

Os 87 cachorros que trabalham para o programa Courthouse Dogs (cães do tribunal, traduzido do inglês) são todos labradores ou golden retrievers. O projeto não-governamental está presente em 28 dos 50 estados do país.

“Quando uma pessoa está revivendo um evento traumático, eles experimentam reações psicológicas similares às que elas tiveram quando o evento aconteceu. Esse sistema de testemunhar na frente de seu agressor é brutal. Muitas pessoas saem de lá feridas”, disse Ellen O’Neill Stephens, do Courthouse Dog, em entrevista ao site Upworthy.

“Esses cachorros devem estar disponíveis para qualquer testemunha vulnerável que teria dificuldade de falar sobre o que aconteceu. Nós contamos com cães para nos dizer que tem um cara malvado por perto. Quando há a presença de um cão relaxado, faz com que nos sintamos em um lugar seguro”.

Fechar X
Sem mais artigos