Se você acha que cirurgia plástica, lipoaspiração e implante de cabelos são coisas de mulher, pode começar a rever seus conceitos. Os homens estão cada vez mais recorrendo a esse tipo de método para melhor sua imagem perante o mundo. E os motivos para isso são os mais variados: recuperar a auto-estima depois de um chute, melhorar a imagem profissional, resgatar a vida social, encontrar uma namorada ou até mesmo dar um “up” no namoro.

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2004, foram realizadas mais de 600 mil cirurgias plásticas no país, sendo que 69% delas foram em mulheres e 31% em homens. Ou seja, hoje em dia 10% dos clientes de uma clínica de beleza do país, são homens. Bastante, não?

“Esse lance também tem um pouco a ver com o fato de que os homens começaram a se sentir ameaçados pelas mulheres. Cada vez mais jovens, cuidadas e bonitas, elas passaram a não temer mais o fim de um relacionamento e querer cada vez mais alguém à altura delas. Ou seja, ou os homens acomodados acordavam, ou ficavam para trás”, diz Alexandre Sardenha, 28 anos, psicólogo recém-formado pela USP que há um ano fez uma lipoaspiração para eliminar umas gordurinhas a mais.

Decisão tomada

Uma vez que você decide fazer a cirurgia, dois cuidados especiais devem ser tomados: o paciente deve fazer uma avaliação psicológica antes e se certificar se o profissional que fará sua cirurgia faz parte a SBCP.

Você deve estar se perguntando: mas por que eu devo fazer uma avaliação psicológica antes? “Bem, porque se você está problemas mais graves como carência afetiva e acha que a cirurgia será milagrosa e acabará com todos os seus problemas, pode sofre uma grande frustração. A operação é apenas uma ferramenta para ajudar a pessoa a se sentir melhor.”, explica Alexandre.

Cuidados específicos por idade:

20 a 30 anos – Cirurgia plástica do nariz para suavizar os traços faciais, lipoaspiração da região abdominal e cintura.

30 a 45 anos – “Vincos nasolabiais” (bigode chinês), rugas na região dos olhos e da testa, calvície e gordura localizada.

60 a 80 anos – Levantamento do rosto e retirada das bolsas embaixo dos olhos.

Fechar X
Sem mais artigos