Sabe aquelas espinhas que insistem em aparecer bem no dia que você tem uma festa, que fazem você entrar em desespero e cancelar todos os compromissos? Para te ajudar a evitar esse transtorno, o Boys & Girls conversou com a dermatologista Ligia Kogos que deu algumas dicas e nos ajudou a desvendar os mitos e revelar as verdades sobre a acne.

Mitos
1- Passar pasta de dente ajuda a secar as espinhas.
Qualquer efeito calmante que os cremes dentais pudessem ter, pelo zinco presente, seria insignificante no manejo da acne, melhor não perder tempo com isso, além de fazer uma triste figura se lambuzando de pasta!

2- A acne desaparece na idade adulta.
O aparecimento de espinhas e cravos pode perpetuar até a maturidade, bem depois dos 50 ou 60 anos! O ideal é cuidar logo para que elas sejam eliminadas para sempre e não deixem nenhuma marca.

3- Espremer espinhas em casa é o método mais eficiente.
Tentando espremer as próprias espinhas, corre-se um risco enorme de arranhar e escoriar a pele, causando manchas e marcas que depois demoram muito pra desaparecer.

4- Lavar a pele várias vezes ao dia evita o surgimento da acne.
Lavar várias vezes por dia pode até contornar o problema da oleosidade excessiva que transparece num rosto brilhante demais e gorduroso, mas não faz cessar a produção de óleo. Para tanto, é necessário lavar com produtos certos, com poder inibidor da secreção sebácea, como enxofre, piroctone e ácido salicílico. Basta lavar uma vez pela manhã e outra antes de dormir.

5- Apenas fazer limpeza de pele ajuda a eliminar a acne.
As limpezas de pele por si só não conseguem eliminar as espinhas, mas podem ser uma boa ajuda, complementando o tratamento, já que retiram os cravos profundos incrustados nos poros.

Verdades
1- Estresse leva ao aparecimento de acne.
O estresse faz com que o organismo produza um hormônio chamado ACTH que aumenta a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas da pele, favorecendo a acne sim!

2- Na época da menstruação as espinhas nascem com mais freqüência.
Para as mulheres, desde a adolescência, há um significativo aumento das taxas de hormônio no sangue bem na semana que antecede a menstruação, o que explica a piora usual das espinhas e da oleosidade nesse período crítico. É a hora certa para se caprichar nos produtos.

3- Dormir de maquiagem pode levar ao surgimento de acne.
É fácil observar como a pele pode piorar de um dia pro outro quando se dorme sem limpar convenientemente o rosto. Há obstrução e irritação e se a pessoa não tirou a maquiagem significa que ela nem lavou o rosto à noite para livrar a face de resíduos e da própria secreção natural da pele. Duplo pecado.

4- Poluição contribui para o aumento da acne.
Determinados poluentes derivados de hidrocarbonetos podem obstruir os poros se a pele não for diária e convenientemente lavada, o que pode levar à acne por obstrução.

5- Tomar sol moderadamente ajuda a secar as espinhas.
Num primeiro momento, o sol é antiinflamatório e mata bactérias e pode realmente secar, cicatrizar e diminuir a vermelhidão das espinhas e desinflamar nódulos. Mas se tomado em excesso, acontece um feito contrário: surgem espinhas, especialmente nos ombros e colo, devido ao efeito agressivo do raio ultravioleta que altera a imunidade local e favorece o aparecimento de outros tipos de bactérias, causando a Acne Solar.

Fechar X
Sem mais artigos