Fechar X

Você conhece a história, já viu imagens e talvez até vídeos. Mesmo com toda essa “munição”, você consegue se imaginar caminhando por Berlim logo após o fim da Segunda Guerra Mundial? Nenhuma aula de história poderia ter dar uma ideia de como foi caminhar entre os escombros da capital alemã como o vídeo colorido e em alta definição que a Chronos Media divulgou nesta semana.

O vídeo é de julho de 1945, logo após as tropas Aliadas tomarem a capital nazista e derrotarem de vez o exército de Adolf Hitler. O vídeo ainda mostra a divisão da capital, quando o carro passa por um sinal dizendo “você está deixando a zona britânica” e logo depois o vídeo mostra um grande painel de Stálin, líder da União Soviética, que posteriormente se tornaria a Berlim Oriental.

gifberlim

A capital alemã foi dividida em quatro zonas: a estadunidense, a francesa, a britânica e a soviética, da mesma maneira que a própria Alemanha. Mais tarde a Alemanha dividiu-se entre Alemanha Oriental (soviética) e Alemanha Ocidental (ou a chamada “Alemanha Capitalista).

A filmagem foi feita com filmes Kodachrome, ou seja, ela não era em preto e branco e depois colorida digitalmente. Quem filmou foi o cameraman das Forças Militares dos EUA e era parte de um projeto que visava documentar os danos no pós-guerra. Como pode ser visto no vídeo abaixo, a cidade de Berlim ficou completamente destruída. Assista:

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos