A estudante de publicidade Aline de Souza, 20, adora balada e diz que já se acostumou com o som alto e o posterior zumbido no ouvido: “Eu vou à balada todo final de semana. Não escuto nada quando eu saio, fica um zumbido que é ruim até para dormir, mas eu nem ligo porque ir à balada é muito bom”.

Segundo o otorrinolaringologista e coordenador do Programa Nacional da Saúde Auditiva, Ektor Onishi, “esse zumbido no ouvido significa que ela extrapolou, que o som estava muito alto. O normal é que a pessoa durma e acorde sem o zumbido. Se depois de um repouso auditivo o problema continuar, aí sim deve-se procurar um profissional”, explica.

Por mais extraordinária que a noite tenha sido, não há como negar que o momento pós-balada – quando você literalmente deixa o estabelecimento – é um dos mais agradáveis, se não para você, pelo menos para os seus ouvidos e garganta. Apesar de cada pessoa curtir de uma forma e ter experiências únicas para contar, há pelo menos duas coisas no final da balada que terminam iguais para todos: aquele zumbido no ouvido e a voz rouca.

Para o médico, são vários os fatores que contribuem para que ocorram esses problemas. “Com muito som é natural que as pessoas falem mais alto. E ainda existe a combinação álcool, cigarro e calor, que desidratam a garganta; por isso é comum as pessoas ficarem roucas.”

Segundo o Dr. Onishi, “para cuidar da garganta, o ideal é não entrar em contato com álcool nem o cigarro, além de se hidratar bastante o tempo todo.” Já para os ouvidos, ele também faz um alerta sobre ouvir música com fones: “Quando falamos de intensidade do som, shows, baladas e MP3 são igualmente perigosos. O ruim do MP3 é que o som é levado de forma direta à membrana timpânica”.

Tempo máximo (em horas) de exposição por dia / intensidade sonora em decibéis
8 horas de música – 85 decibéis
4 horas de música – 90 decibéis
2 horas de música – 95 decibéis
1 hora de música – 100 decibéis

Veja alguns exemplos de intensidade sonora
Shows de rock, com distância de 1 a 2 metros da caixa de som – 105 a 120 decibéis
Cortador de grama – 107 decibéis
Avenida movimentada – 85 decibéis
Música com fone de ouvido no volume cinco – 95 decibéis


int(1)

Zumbidos e sussurros na vida pós-balada