Quer ter o corpo de uma bailarina mas sem sofrer com uma sapatilha de ponta? Esta matéria traz a solução para o seu desejo! Há uma aula de academia que usa passos técnicos do balé clássico aliados à exercícios específicos de fitness, como agachamentos, abdominais e flexões, que promete fazer milagres. Com vocês, o Ballet Fitness!

Criada pela bailarina e professora Betina Dantas, do Estúdio Anacã Corpo e Movimento, em São Paulo, a modalidade pode te fazer perder até 794 calorias em meia hora de aula! O Virgula Lifestyle bateu um papo com ela para entender melhor como tudo funciona.

 

 

Virgula Lifestyle – Como surgiu a ideia de criar o Ballet Fitness?

Betina Dantas- Há 10 anos comecei criar exercícios com base no balé, mas os potencializei com o fitness. Mas tem a ver com a minha história de vida também. Comecei a dançar aos 3 anos incentivada pela minha mãe que também dançou a vida inteira. Mas, aos 14 anos tive uma lesão crônica no tornozelo e não podia mais subir na sapatilha de ponta. Fiquei um tempo sem me exercitar (odiava musculação) e senti que meu corpo foi perdendo a definição e ficando mole. Eu me tornei professora de balé infantil numa academia e as mães das minhas aluninhas ficavam sentadas na frente da sala assistindo a aula das filhas. Eu falava para elas: “Gente, vai malhar! Vocês estão dentro de uma academia e ficam 1h sentadas!” Elas diziam que tinham pavor de musculação e academia, mas que topariam se eu desse uma aula para elas. Então, criei essa aula de balé adulto e foi um sucesso. Fui estudando, me dedicando e construindo uma aula com exercícios específicos para cada parte do corpo. Como também sou educadora física, isso me ajudou bastante na formatação das aulas.

Como funciona a aula e qual a diferença entre a tradicional dança clássica?

Nesta aula de Ballet Fitness as alunas fazem apenas exercícios na barra e no chão. O grande diferencial desta aula para uma de Ballet Clássico, é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios.  Diferente da aula convencional, o meu Ballet Fitness mescla séries de abdominais, flexões de braço e agachamentos com exercícios convencionais da dança feitos na barra, sempre com foco em isometria, sustentação e repetições. Cada aula tem o triplo de exercícios que uma aula normal de ballet. Todo dia crio uma aula diferente. Uma aula nunca é igual à outra e isso ajuda a fugir da mesmice e monotonia. Fazer todo dia a mesma sequência cansa e desestimula qualquer um.

Quantas calorias é possível perder por aula?

De acordo com testes realizados pelo Dr. Franz Burini nesta aula específica de Ballet Fitness é possível perder até 794 calorias em apenas meia hora! E o melhor: nestes testes, fazendo uma comparação com os mesmos 30 minutos de corrida na esteira, constatou-se uma otimização de oxidação de gorduras na aula e ainda que a variabilidade de frequência cardíaca sugere menor estresse do ballet frente à corrida. 

Que partes do corpo a modalidade trabalha? Em quanto tempo já vejo alguma diferença no corpo? 

A aluna melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração, a postura e o equilíbrio. Além de adquirir agilidade, músculos alongados, alinhamento corporal, força abdominal e lombar e trabalhar com a memorização. O Ballet Fitness ajuda a trabalhar a postura e deixa o corpo longilíneo, bem diferente do “visual trincado” das aulas triviais de musculação e localizada.

Os resultados são absurdos e surpreendentes, pois a aula mescla o aeróbio com o anaeróbio, trazendo força e ao mesmo tempo leveza e graciosidade como poucas modalidades conseguem! É uma aula “power” que trabalha bastante com o cardiovascular, promovendo a queima de calorias e consequentemente perda de peso.

Por se uma aula muito dinâmica (tipo circuito e “estações” de exercícios), a aluna consegue resultados incríveis no físico. Esta técnica constrói realmente um corpo diferenciado, esculpido, tonificado, elegante e flexível. A aluna trabalha com o peso do próprio corpo, além de ser uma forma de expressão e de arte, com músicas deliciosas aos ouvidos, promovendo um bem estar completo ao aluno. Em 2 meses, tendo uma boa alimentação, a aluna já sente uma boa diferença no físico.

Quem pretende aderir à aula precisa ter um conhecimento básico de balé? 

Sim. Quem já sabe um pouco da técnica clássica, consegue acompanhar a aula muito melhor e os exercícios realmente funcionam e são otimizados! Quem não sabe o mínimo de Ballet clássico, fica perdida tentando decorar e acaba fazendo as posturas erradas, o que pode até lesionar e não ter os resultados esperados.

A partir de qual idade dá para fazer as aulas?

Geralmente não tenho alunas com menos de 15 anos. Acima disso, qualquer idade pode fazer, contando que tenha um conhecimento mínimo de Ballet clássico e de condicionamento físico! E não tenha muitas limitações vindas de lesões sérias e crônicas.

Que tipo de corpo essas pessoas que procuram a aula buscam alcançar?

Um corpo definido e forte, porém alongado e longilíneo, como o das bailarinas mesmo. Como não utilizo pesos na aula e o número de repetições é alto, não correm o risco de ficar “grandes”. 

 
E você? Como você mantém a sua boa forma?
 
Hoje em dia faço minhas aulas de Ballet Fitness três vezes por semana religiosamente. Mesmo porque aproveito este momentos para montar a aula que darei durante a semana! Quando estou de férias, faço esportes na praia. Amo stand up, correr na areia e tenho me arriscado no surf.
E aí meninas, bora colocar a sapatilha para ganhar um corpão? Separamos um vídeo com uma pequena amostra da aula da Betina para você se animar e listamos abaixo algumas das academias que oferecem a modalidade.
  

 

Serviço 

São Paulo

Anacã
Endereço: Av. Brasil, 649, Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 3052- 0763

Campinas 

Ballet Juliana Omati

Endereço: Rua Maria Monteiro, 725 – Cambuí – Campinas/SP
Telefone: (19) 3254-6542

Belo Horizonte 

Studio Le Dance
Endereço: Rod. MG 030, nº 8625 – Loja 13 – MG
Telefone: (31) 3581-2505

Salvador 

Ballet Baiano de tênis 
Endereço: Avenida Princesa Leopoldina,398, Graça
Telefone: (71) 3237-3615

Fortaleza 

Central do Corpo
Endereço: Av. Santos Dumont, 2456, Aldeota
Telefone: (85) 3023-8338

Florianópolis 

Twit Academia
Endereço: Rua Esteves Júnior, 711 
Telefone: (48) 3304 0076 

 



Fechar X
Sem mais artigos