Walescka no backstage de mais um desfile do SPFW

Walescka descoloriu as sobrancelhas para desfile do SPFW

Waleska Gorczevski é a modelo brasileira de maior destaque no mercado internacional atualmente. Desde que começou a carreira, há quase três anos anos, ela é recordista de desfiles no Brasil e nas principais semanas de moda do mundo. Pra ser mais exata, em uma única temporada foram 67 entradas na passarela em apenas quatro semanas entre Londres, Paris, Milão e Nova York.

Na maioria deste tempo, ela costumava acordar 5h da manhã, passava o dia entre trocas de roupas, maquiagem e desfile, e terminava o expediente lá para meia-noite. Eu disse a maioria dos dias porque Waleska sabe exatamente em quais datas trabalhou mais ou menos horas. Como? “Eu conto tudo. Tenho uma agenda que anoto todos os meus trabalhos desde que comecei. Sou super organizada”, contou em conversa com o Virgula enquanto dois cabeleireiros revezavam para alisar suas madeixas e uma manicure trocava o esmalte das suas unhas em mais um backstage desta edição do São Paulo Fashion Week.

Além de contabilizar no caderninho, ela sabe a maioria dos dados de cabeça. A catarinense é tão boa de conta que entramos na onda, nos inspiramos nela e juntamos alguns números para fazer esta lista e contar mais sobre a modelo que promete ganhar ainda mais a cena fashion nacional e internacional.

Waleska em desfile da Chanel

Reprodução / FFW Waleska em desfile da Chanel, em Paris

1) Bronze “de palmito”
Waleska é de Florianópolis e sua maior saudade da terra natal é justamente as praias da região. Antes de virar modelo, estava sempre bronzeada e com o cabelo queimado de sol. Agora, as exigência da carreira não permitem e ela mantém sempre a “brancura” em dia.

2) Ela é top!
A modelo tem 18 anos e, somente nos últimos dois anos de trabalho, tem nada menos que 220 top shows no currículo. “Top” não é a gíria da momento, viu? Aqui, significa as marcas do alto escalão fashion, como Dior, Chanel, Givenchy e Calvin Klein. Ou seja, além da quantidade, a catarinense mantém a qualidade altíssima de seus trabalhos como raras modelos conseguem no mercado.

3) Passa dias contados em casa
Aqui, mais um item para a contabilidade da modelo. Waleska mora sozinha em Nova York há quase três anos. “Lá é minha casa, mas nunca fiquei mais de 100 dias direto na cidade. No ano passado, por exemplo, fiquei 180 dias ao todo”.  Nos outros momentos do ano, ela se reveza entre as principais cidades da Europa e o Brasil.

4) Onde é melhor desfilar?
Para ela, nada melhor do que desfilar no Brasil. Não é só porque está em casa, não. Mas porque aqui todo mundo fala a mesma língua e as pessoas têm mais liberdade para interagir e conversar umas com as outras. “Lá fora é tudo perfeito demais. É muito mais puxado. O pessoal grita de ficar roxo de tanto estresse”, contou.

5) Fã de basquete
Pelas contas, já deu pra perceber que existem mais dias cheios do que livres, certo? Mas Walescka garante que as folgas são devidamente aproveitadas! Quando elas aparecem, nada de ir pro shopping ou ficar em casa e no hotel dormindo. Turistar e conhecer as cidades por onde passa é a nova “obrigação”. Nos momentos off, ela se junta também ao grupo de amigos que tem poucos modelos e vai a jogos de basquete, passeia no parque, visita galerias de arte. Aliás, arte é uma parte importante da vida da catarinense.

Waleska Gorczevski

Reprodução / FFW Waleska nesta edição do SPFW

6) Arte
“Se não fosse modelo, seria artista plástica. Mas não deixo de ser artista para ser modelo”, contou. Waleska nunca fez aula de desenho, mas desenhar cactos tem sido sua atividade preferida dos últimos tempos. E seguir este talento, se aperfeiçoar e fazer cursos nesta área é o plano certo para o futuro.

7) Guitarrista de sucesso
A arte é tão protagonista que a última compra da modelo foi uma guitarra. Ela nunca fez aulas, mas está tentando aprender a tocar o instrumento. “Sempre tive esse sonho e agora consegui” conta, sorridente.

8) E as compras?
Waleska não é muito ligada em moda, nem faz o tipo “gastadeira”. “Uso muito as roupas que ganho e as pretas são as preferidas. Sou muito simples, não sou de gastar não.”.

9) Veganismo
Há um ano, Waleska é vegetariana e, desde o início de 2016, passou a ser vegana. Enquanto dava a entrevista, comia uma saladinha de alface e cenoura em um copo plástico servido aos profissionais que ficam nos bastidores do desfile.

10) Aluna exemplar
Na escola, a modelo fazia parte do time de notas boas e de estudiosos. Como interrompeu esta fase para trabalhar, está tentando terminar o ensino médio com aulas online.

Looks SPFW

Yasmin Felix, estudante
Yasmin Felix, estudante
Créditos: Gabriel Quintão / Virgula

 


int(1)

Expert em contas, fã de basquete e artista: quem é a top brasileira do momento?