Will Smith e Naldo


Créditos: Reprodução / YouTube

O anúncio de que Will Smith e Kanye West estiveram no Brasil durante o Carnaval – e que uma das razões foi interesse pelo funk carioca – certamente deve ter animado produtores do gênero a sonhar com mais uma uma onda internacional para o gênero.

Will e Kanye estiveram no estúdio do DJ Batutinha, amigo de Naldo. Eles levaram na bagagem pendrives com grooves de funk e podem engatar, em breve, parcerias com o dono do hit Amor de Chocolate.

Não é de hoje que o funk rompeu a barreira da favela para conquistar ouvidos e quadris ao redor do planeta. Desde o começo do ano 2000, de tempos em tempos, alguma figura do pop ou do underground se aproxima do batidão. 

Um dos primeros a perceber o potencial explosivo do funk foi o DJ Diplo, que na época era casado com a cantora M.I.A.. Outro pioneiro, apontado por alguns como embaixador do funk carioca no mundo, foi o performático DJ inglês Fatboy Slim. Seu remix para Follow Me Follow Me (Quem que Caguetou), faixa de Tejo Damasceno, Black Alien e Speed virou trilha para comercial da Nissan e mais recentemente, em 2011, embalou o filme Velozes e Furiosos 5

Fatboy Slim, figura frequente em festivais e shows no Brasil, tem incorporado faixas como Surra de Bunda, do grupo As Tequileiras do Funk, em seus sets. E não apenas no Brasil. 

A coletâna Rio Baile Funk Favela Booty Beat, de 2004, lançada pelo alemão Daniel Haaksman, da Man Recordings, de Berlim, também ajudou na trilha internacional do funk. 

Outro projeto que teve um papel central na consagração do gênero entre o público descolado foi o duo Tetine. Apesar de brasileiros, Eliete Mejorado e Bruno Verner se auto-exilaram em Londres desde o ano 2000. Eles foram importantes por mostrar que o eletro, gênero em voga em meados da década passada, parecia brincadeira de criança diante da força explosiva do funk das favelas.  

Relembre Bucky Done Gun, de M.I.A.

Veja o clipe de Follow Me Follow Me (Quem que Caguetou), remixado por Fatboy SlimConfira Kid Conga, de Daniel Haaksman, com MC Miltinho 

Fatboy Slim toca Surra de Bunda em Washington, nos EUA



Tetine apresenta L.I.C.K my Favela no Barbican Center, em Londres 




int(1)

Após funk carioca seduzir Will Smith e Kanye West, relembre gringos que entraram na dança