De acordo com relatório divulgado na última quinta-feira (25) pela Recording Industry Association of America (RIAA), organização que representa grandes gravadoras norte-americanas, foram computados U$ 3,2 bilhões em vendas de músicas nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2014. Os números são 4,9% menores em relação ao mesmo período em 2013. O mais interessante foi o registro da mudança na forma de consumir música: cresceu a compra de vinis e de músicas escutadas em streaming.

O balanço mostra ainda a queda na compra de CDs. Segundo a RIAA, as vendas nesse modelo caíram 19%, enquanto o comércio de LPs cresceu 43%, uma expressiva transformação em relação aos últimos 10 anos. Hoje os vinis abarcam cerca de 4,6% do total das músicas vendidas no país.

O comércio de música digital é líder em vendas entre as gravadoras nos Estados Unidos, totalizando 68% da receita. Serviços de streaming como Spotify, rádios online e vídeos com música representam 27% de seus lucros. Os dados revelam ainda o crescimento na assinatura de serviços digitais: 7,8 milhões de americanos os contrataram no primeiro semestre de 2014 – contra 6,1 milhões no mesmo período do ano passado.


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Compra de vinis aumenta 43%, segundo relatório de gravadoras norte-americanas