dvd_rockinrio_30_anos_dia2_159

(Crédito: Pedro Carrilho)

(Por Caio Nolasco)

Prestes a completar 30 anos de história, o Rock In Rio celebra esse momento lançando um DVD especial que reúne um seleto grupo de artistas cantando os maiores hits do rock nacional. Uou!! Em setembro, ao dar a largada para sua quinta edição no Brasil, o festival coloca nas lojas o Rock In Rio Box Brasil 30 Anos em parceria com a  gravadora Musickeria.

O projeto reúne bandas e artistas que consagraram o rock nacional e já se apresentaram pelo menos uma vez no festival. Cada um interpreta um clássico brasileiro dando nova roupagem à música. No projeto não vale canção própria. “Ano passado a gente começou a pensar em oferecer à família Medina um projeto para celebrar esses 30 anos de festival e deixar um legado. Então chegamos a essa caixa que traz CD, DVD e um fichário de partituras.” – conta Luiz Calainho, idealizador do projeto.

calainho

Luiz Calainho (divulgação)

O Rock In Rio Box Brasil 30 Anos traz algumas surpresas interessantes. O Cidade Negra, por exemplo, recria a canção Legalize Já, do Planet Hemp, com um reggae bem mais lento do que o hardcore original. Por sua vez, Polícia, dos Titãs ganha um arranjo ainda mais agressivo interpretada por Marcelo D2. Sucesso do Skank, Vou Deixar, também fica diferente e mais cadenciada na voz de Paula Toller. O produtor musical do projeto, Liminha, explica o processo de rearranjar esses hits: ‘’A gente teve muito cuidado em deixar a música com a ‘cara’ de quem vai cantar, mas também procuramos não descaracterizar demais. Afinal, são canções eternizadas para o público.”

O projeto também fez um intercâmbio de gerações. As cantoras baianas Baby do Brasil e Pitty, por exemplo, trocam figurinhas e interpretam Semana Que Vem e A Menina Dança, respectivamente. ”Eu acho a Pitty a coisa mais linda. Já até perguntaram se ela era minha filha. Eu escolhi essa música dela porque é uma letra da qual eu também poderia falar. É profético.” – afirma Baby, que volta a se apresentar no Rock In Rio 30 anos depois de sua primeira aparição no festival, ao lado de Pepeu Gomes.

Além de Baby, o Legião Urbana também reaparece para o público, representado por Marcelo Bonfá, que canta Por Você (Barão Vermelho) e Dado Villa-Lobos, cantando Toda Forma de Poder (Engenheiros do Hawaii). “É uma grande comunhão de várias gerações. Aconteceram tantas coisas nesses 30 anos na música brasileira e muito em função daquele primeiro Rock In Rio.”, celebra Dado.

dvd_rockinrio_30_anos_dia3_220

Cidade Negra – (Crédito: Pedro Carrilho)

O elenco de músicos ainda traz Dinho Ouro Preto, Frejat, Paulo Ricardo, Ira!, Os Paralamas do Sucesso, Skank, Jota Quest, Pato Fu, Blitz e Fernanda Abreu. Representando a nova geração, a banda Suricato, que se apresenta no Palco Sunset do Rock In Rio este ano, completa o time homenageando Cazuza, com a música Pro Dia Nascer Feliz.

O DVD foi gravado em um cenário de 360 graus que lembra um backstage e sem o público presente. O formato, segundo o diretor Bruno Murtinho, dá mais liberdade aos cantores e transmite mais emoção. “Quando eu fui convidado para o projeto eu pensei em fazer algo completamente diferente. Não queria apresentar os grupos como se estivessem em uma sala de aula. O rock é livre, por isso, nesse palco o artista pode fazer o que quiser e isso leva o espectador a sentir a mesma emoção.”, explica.

Além da venda individual nas lojas, o Rock In Rio Box Brasil 30 Anos também terá sua versão digital podendo ser comercializada pela internet. Roberta Medina, vice-presidente do Rock In Rio, resume o propósito do “box”: “O volume de material que existe em volta da história do Rock In Rio é brutal. O mais especial desse projeto é que o público tem acesso a muita história e música boa de uma só vez e em um formato inédito.”

Saiba mais como foi a gravação do Rock In Rio Box Brasil 30 Anos:

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos