Duas fotografias em preto e branco de John Lennon e Yoko Ono posando nus foram vendidas nesta quinta-feira em um leilão em Dorchester (sul da Inglaterra) por 860 libras (US$ 1.370), depois que foram encontradas no sótão de uma casa.

Os auto-retratos, que foram utilizados para ilustrar a fachada do álbum Unfinished Music No. 1: Two Virgins, que o casal gravou em 1968, mostra os dois nus de frente e de costas, rodeados por roupas empilhadas.

As fotos leiloadas pela sala Duke de Dorchester, que foram tiradas pelo ex-beatle e sua mulher com um temporizador, são um pouco maiores em tamanho que a capa do LP e mostram mais detalhes dos objetos aos pés do casal.

Os autorretratos saíram à venda pela primeira vez depois que o vendedor os encontrou no sótão da casa de sua mãe após ela ter morrido, o que foi uma surpresa para ele, já que não sabe como as fotografias chegaram até ali.

As fotos foram utilizadas para ilustrar a capa do disco, com o nu frontal, e a contracapa, com o casal posando de costas, o que no momento de sua saída ao mercado causou bastante polêmica.

Muitas lojas se negaram a vendê-lo, e as que fizeram envolviam o LP, que foi gravado durante uma noite de improvisação, em uma capa de papel marrom.

Matthew Denney, da sala de leilões Duke, explicou que os especialistas nos Beatles com os quais tinha entrado em contato se mostraram muito interessados nas fotos que foram tiradas no apartamento de Londres do ex-beatle Ringo Starr.

No momento do polêmico lançamento do álbum, Lennon, que foi assassinado em Nova York em 1980, disse que a capa não tinha nada a ver com a nudez em si, mas sim com um casal com uma aparência pouco atrativa.

O autor de Imagine descreveu os retratos como “as fotografias de dois ex-junkies com um pouco de sobrepeso”. 


int(1)

Fotos de John Lennon e Yoko Ono nus são leiloadas na Inglaterra