James Marshall “Jimi” Hendrix  nasceu em 27 de novembro de 1942 e partiu muito cedo em 18 de setembro de 1970. No entanto, esses 27 poucos anos foram suficientes para mudar a cultura no mundo. Canhoto, neto de índio Cherokee e paraquedista sem sucesso, Hendrix é considerado o maior guitarrista de todos os tempos e sua influência transborda para além da música e chega à moda, à cultura pop e aos universos transcendentais da vida.

Jimi-Hendrix GIF

Para celebrarmos o seu legado, reunimos alguns músicos poderosos para falar ou simplesmente tocar a obra do mestre maior das 6 cordas. Ele merece. Are You Experienced, my friend?

John Mayer toca ‘Bold As Love’
“Todo músico, em algum momento, passa pelo aeroporto internacional do Jimi Hendrix. Ele é o denominador comum de todo tipo de música popular”

John Frusciante (Red Hot Chilli Peppers) toca ‘Fire’
“Sua música é mais importante do que a música de qualquer outra pessoa. Jimi Hendrix tocando é a pura expressão de ver uma pessoa em cima do palco sem separação entre ele e sua guitarra”

Slash (Guns N’Roses) toca ‘Hey Joe’
“Eu acho que minha atração por ele era que ele tinha um estilo de guitarra sem inibições, fluido que, basicamente, gritava”

Lenny Kravitz with Eric Clapton tocam ‘All along the watchtower’ de Bob Dylan na versão nervosa de Jimi Hendrix

Stevie Ray Vaughan arrepia até o ultimo fio de cabelo tocando Voodoo Child (Slight Return)
“Eu amo muito Jimi Hendrix. Ele era muito mais que um guitarrista de blues. Ele podia fazer qualquer coisa. Eu tinha uns 16 anos quando ele morreu. Eu tenho tentado fazer o que ele fez e expandir”

Pepeu Gomes e Moda de Viola tocam ‘May This Be Love’ por que os brasileiros também amam Hendrix ;)
‘Eu era baixista e o Gil me deu um disco do Jimi Hendrix. Depois daquele dia, eu dormi baixista e acordei guitarrista’, revela Pepeu Gomes

Eric Clapton with The Allman Brothers Band tocam ‘Little Wing’
“Eu tinha muito ciúmes de Jimi Hendrix. Quando as pessoas me perguntavam dele após a sua morte, eu me comportava como se Hendrix fosse uma ex- namorada ou irmão meu que tinha morrido”

Kirk Hammett (Metallica) toca ‘Little Wing’
“Ele é meu guitarrista preferido de todos os tempos. Ele foi uma influência desde cedo. Quando eu tinha cinco ou seis anos, eu escutei sua música. Quando tinha 14 ou 15, fiquei obcecado. Ele era o único para mim”

Robert Smith (The Cure) toca ‘Purple Haze’
“Hendrix foi a primeira pessoa que eu vi que era completamente livre. E quando você tem 10 anos, sua vida é dominada inteiramente por adultos. Ele representava o que eu queria ser”

Steve Vai toca ‘Foxy Lady’
“Eu tinha 12 anos e deitava com os fones de ouvido escutando Jimi tocar Star Sprangled Banner e Purple Haze várias e várias vezes. É tudo sobre liberdade artística. Eu ainda tenho frio na barriga de escutar”

 Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana, Them Crooked Vultures):
“Hendrix era um gênio em fogo. As pessoas ficavam embasbacadas com ele”.

 Lemmy (Motorhead):
“Quando ele tocava, era mágica. Você via ele e o espaço e tempo parava. Era um assassinato. Mas Jimi era um cara bem bacana. Muito cortês”.

 

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos