A uma semana do lançamento da primeira edição internacional, em Portugal, o MIMO Festival anuncia a programação completa, com mais de 30 atividades, promovendo música, cinema, educação, Fórum de Ideias e Chuva de Poesia na cidade de Amarante, na região do Tâmega e Souza, entre os dias 15 e 17 de julho.

A proposta é lançar um novo olhar sobre o patrimônio histórico-cultural português, tendo a arte e a música como estímulos sensoriais. O MIMO atravessa o oceano e chega a Portugal com a mesma essência que encantou mais de 1 milhão de espectadores no Brasil, ao longo de 12 anos consecutivos. Ocupará as igrejas de São Gonçalo e de São Pedro, o parque Ribeirinho, o Centro Cultural de Amarante e o Cinema Teixeira de Pascoaes.

Tom Zé (Brasil) João Fênix (Brasil) Vieux Farka Touré (Mali) Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha (Brasil)

Divulgação Mimo Tom Zé (Brasil) João Fênix (Brasil) Vieux Farka Touré (Mali) Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha (Brasil)

Com curadoria criteriosa, reunirá consagrados e novos artistas da música mundial. Além de servir de palco exclusivo do encontro das lendas do jazz Pat Metheny e Ron Carter, terá apresentações do mestre da guitarra portuguesa Custódio Castelo e do duo de pianistas Mario Laginha e Pedro Burmester.

O aclamado malinês Vieux Farka Touré será uma das grandes apostas desta edição, que também trará os veteranos da música popular brasileira, Tom Zé e Egberto Gismonti. Sem perder de vista as novas tendências, promoverá shows dos cantores Aline Paes e João Fênix que representarão o frescor da música brasileira.

O palco MIMO apresentará ainda nomes da cena contemporânea como o DJ carioca Marcelinho da Lua, os músicos angolanos das bandas Os Kiezos e Next e o premiado bandolinista Hamilton de Holanda, que comandará o célebre  “Baile do Almeidinha”, ao lado da banda Magnífica, no Parque Ribeirinho.

Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha (Brasil) com participações de Miguel Araújo (Portugal) Silvia Perez Cruz (Espanha) e Mário Lúcio Sousa (Cabo Verde)

Divulgação Mimo Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha (Brasil) com participações de Miguel Araújo (Portugal) Silvia Perez Cruz (Espanha) e Mário Lúcio Sousa (Cabo Verde)

O público de Amarante será convidado a vivenciar a experiência de um cartaz diário recheado de música, poesia, cinema e Fórum de Ideias e brindado com uma Etapa Educativa, que oferecerá oficinas, workshops e masterclasse. Inscrições abertas até o dia 1 de julho pelo portal mimofestival.com.

O MIMO Festival em Portugal será uma grande realização que tem como promotores o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM) e a Câmara Municipal de Amarante.

 

Fechar X
Sem mais artigos