Pertences do quinto Beatle serão expostos e leiloados no final desse mês na Inglaterra. O baixista Stuart Sutcliffe esteve na banda de Liverpool entre os anos de 1960 e 1961. E uma polêmica das boas promete alavancar as visitas do público. É que a irmã de Sutcliffe, Pauline, insiste que a morte de seu irmão, em 1962, foi provocada por John Lennon. As acusações foram publicadas incialmente em 2001, no livro “Beatles’ Shadow: Stuart Sutcliffe & His Lonely Hearts Club”, e agora estão sendo retomadas.

Segundo Pauline, a hemorragia cerebral que Sutcliffe teve em 1962 foi fruto de um chute que ele tomou no ano anterior do líder da banda. Sabia-se que durante uma briga após um show em 1961, o baixista havia sofrido uma pancada na cabeça. Mas Pauline afirma que a culpa foi de Lennon, que o teria chutado: “Eu acredito que a hemorragia cerebral que custou a vida de Sutcliffe foi causada pela conseqüência de um ato de raiva e ciúmes de John. Uma autópsia revelou que Stuart tinha o vestígio de uma pancada na sua cabeça, como sinal de um soco ou de um chute. E alguns meses antes, John tinha chutado muito a cabeça do meu irmão”.

Porém, Alan Clayson, que trabalhou com Sutcliffe na Alemanha e que gravou um filme sobre o início da carreira dos Beatles, discorda da teoria de Pauline. Ele defende veementemente a idéia de que Stuart não foi agredido por John: “A sua condição [de Stuart] foi ocasionada por uma overdose de anfetaminas”. Ele acrescentou que Stuart realmente teve um confronto físico na sua vida, em 1961, mas que na época, Lennon até o protegeu.

Agora, com a exposição de alguns cadernos de rascunho compostos pelo baixista em seu último ano de vida, Pauline tenta mostrar como o irmão ficou afetado mentalmente com a agressão. Imagens desenhadas por ele mesmo mostram o baixista tentando dissecar seu cérebro, e alguns textos citam muito as palavras “cérebro sangrento”, “tormento” e “gritos”.

O problema é que nem a vítima nem o suspeito estão vivos para confirmar ou desmentir essa história toda.

Mas deixando de lado toda essa morbidez, aprenda a tocar as músicas dos Beatles e conheça a biografia de John Lennon.

Fechar X
Sem mais artigos