O Natu Blues Festival, um dos maiores eventos de blues do país, terá mudanças significativas em sua terceira edição, prevista para acontecer de 09 a 12 de abril em Porto Alegre e Curitiba.

A mudança mais evidente é a redução de três para dois dias de shows em cada cidade. E a mais curiosa é a escalação de um artista não-relacionado ao gênero — o gaúcho Renato Borghetti, convidado especial da Natu Nobilis Blues Band.

O número de atrações internacionais reduziu-se à metade do ano passado. Apenas os guitarristas americanos James Blood Ulmer e Kenny Neal virão ao festival. O elenco completa-se com a banda carioca Baseado em Blues, o guitarrista gaúcho Andy Rodrigues, o gaitista paulista Robson Fernandes e o grupo curitibano Jungle Jam.

Os shows em Porto Alegre serão no Bar Opinião, dias 09 (James Blood Ulmer, Renato Borghetti & Natu Nobilis Blues Band e Robson Fernandes) e 10 (Kenny Neal, Baseado em Blues e Andy Rodrigues).

Em Curitiba a programação repete-se no Moinho São Roque, dias 11 e 12 (apenas com a substituição de Andy Rodrigues pela Jungle Jam).

BIOGRAFIAS

James Blood Ulmer, de 61 anos, é um dos mais radicais vanguardistas do blues. Ao longo de toda sua carreira ele tocou com astros do jazz como Ornette Coleman (com quem excursionou nos anos 1970), Art Blakey e Joe Henderson.

Coleman, inclusive, participou de seu primeiro disco solo, “Tales of Captain Black”, de 1978. Mais recentemente, no entanto, Ulmer chegou a gravar um CD só com clássicos do blues, o “Memphis Blood”. Ele apresenta-se com seu trio Blues Experience Raw.

Por outro lado, Kenny Neal representa a tradição do gênero. Filho do conceituado gaitista Raful Neal, que gerou uma numerosa prole de músicos, Kenny já foi da banda de Buddy Guy e tornou-se aos 42 anos um dos nomes mais populares da atualidade na região de New Orleans. Seu blues é típico da Louisiana, cheio de suíngue e com pitadas de funk. Ele vem com seu quarteto.

Renato Borghetti deverá surpreender interpretando clássicos do blues com sua gaita-ponto. Estarão com ele o paulista Sun Walk (guitarra) e os gaúchos Andy Boy (gaita), Luciano Leães (teclados), Nico Bueno (baixo) e Diego Silveira (bateria).

O Baseado em Blues é uma das bandas mais cultuadas do gênero no Brasil. Com três CDs lançados, vem mudando seu estilo ao longo dos 11 anos de estrada: do blues tradicionalista de Chicago às fusões com o funk, o soul e ritmos brasileiros.

Andy Rodrigues é uma verdadeira instituição do blues gaúcho. Formou uma das primeiras bandas do gênero no sul, The Bluesmakers, e dela saiu seu irmão Solon Fishbone, também guitarrista, que se tornaria o principal nome do blues dos pampas. Robson Fernandes é uma revelação do blues paulistano, jovem fenômeno da gaita que vem colecionando elogios de mestres do instrumento como Charlie Musselwhite, Mark Hummel e J.J. Milteau.

A Jungle Jam, liderada pelo baixista iugoslavo Kosta Matevski, radicado em Curitiba, terá participação especial do guitarrista paulistano Candido Serra, que foi professor de músicos como Ulisses Rocha.


int(1)

Natu Blues reduz programação e terá 2 nomes internacionais