Diante dos protestos com forte adesão popular desde a semana passada contra o aumento do preço das passagens de ônibus e muitas outras pautas que sacudiram o Brasil, alguns músicos famosos expuseram publicamente suas opiniões.

Nesta quinta-feira (20), o músico Otto, que participou da manifestação de segunda-feira, no centro do Rio de Janeiro, falou sobre o motivo dos protestos: “Não é só pelo bilhete (passagens do transporte público), tem o peso da Copa do Mundo e o volume enorme de dinheiro que circulou para isso causa revolta, é natural”.

Otto comparou as manifestações ao movimento dos “caras pintadas” contra o ex-presidente Fernando Collor de Melo, em 1992, mas destacou as diferenças: “Eu fui para as ruas no Recife, tinha 24 anos. Mas era para tirar um governo corrupto do poder, agora não se quer tirar a governante, mas desinstalar a corrupção do poder”.

“O povo já mostrou sua força, já conseguiu a redução da passagem, agora é preciso discutir outros pontos de outras maneiras. Meu medo agora é que alguém se machuque, morra, é perigoso”, acrescentou o músico.

Em seu blog, Caetano Veloso postou no dia 17 um texto comentando o movimento popular que já acontece em cerca de 100 cidades brasileiras: “O mais importante é notar que os protestos serem motivados pelo aumento das tarifas aponta para o problema gigante do transporte público no Brasil”, comentou.

O cantor apoiou abertamente as manifestações: “De minha parte, identifico-me com os manifestantes. Eles estão dando voz a sentimentos ainda inarticulados. Têm que nos fazer pensar”, escreveu.

Gilberto Gil, por sua vez, postou em sua conta do Twitter no dia 18: “O governador promete/ Mas o sistema diz não/ Os lucros são muito grandes/ Mas ninguém quer abrir mão”, trecho de sua música Nos Barracos da Cidade (“Gente estúpida/ Gente hipócrita”).

Ímã de lentes e microfones nos últimos tempos por assumir publicamente seu casamento homossexual, a cantora Daniela Mercury exaltou as manifestações em uma série de postagens na mesma rede: “Viva a democracia, finalmente o povo brasileiro acordou e resolveu tomar para si o poder que é seu. Sonhei com esse momento!”, postou.

Daniela citou a música Canción con Todos, que ficou famosa na voz da cantora argentina Mercedes Sosa: “Todas las voces, todas, todas las manos todas, toda la sangre puede ser cancion en el viento, canta conmigo, canta, hermano americano”.

Veja Otto em Crua 

Caetano Veloso, Podres Poderes

Gilberto Gil, Nos Barracos da Cidade

Daniela Mercury, O Canto da Cidade

Mercedes Sosa, Canción con Todos


int(1)

Otto, Caetano, Gil e Daniela Mercury estão entre músicos que apoiam protestos