Sonia Abreu

Divulgação Sonia Abreu

Primeira DJ do Brasil, a vida de Sonia Abreu acaba de virar livro. Ondas Tropicais – biografia da primeira DJ do Brasil: Sonia Abreu (Matrix Editora) mostra as várias fases da vida da artista que há 52 anos vem prestando serviços às pistas e ao rádio do Brasil, um símbolo da força e da arte feminina. Que mulher!

Além de discotecar, Sonia já teve vários papéis na música. Aos 13 anos, colocou voz num dos primeiros covers da Jovem Guarda. Aos 17, já fazia a programação da rádio mais influente de São Paulo, a Excelsior, através da qual lançou a épica coleção de discos A Máquina do Som.

Aos 25 anos, lançava artistas que marcariam a música pop e a cena disco. Com uma dançarina e um robô cenográfico, lançou a moda das “intervenções performáticas” antes de os anos 80 começarem, com as apresentações da música Automatic Lover. Aos 30, antecipando a febre dos sound systems, criou uma rádio ambulante e levou música a ruas, praças, palcos, coretos e praias, consagrando a marca Ondas Tropicais.

Aos 40, com mais de 20 músicos, foi frontwoman da Banda do Quarto Mundo, uma das primeiras do Brasil a investir em world music. Mesmo sem saber, Sonia já praticava o empoderamento feminino muito antes de esse termo existir. Se hoje as mulheres pedem espaço na música, em movimentos diversos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, imagina o quão complicado deve ter sido para uma mocinha de menos de 20 anos se firmar como DJ de boate em plena era das discotecas a. A obra chega ao mercado em um momento em que a profissão de DJ passa por uma popularização muito grande.

Os autores

Claudia Assef é uma das maiores especialistas em música eletrônica do Brasil. Jornalista por formação e DJ por paixão, passou por redações como Folha de S. Paulo, Estadão, Abril e Virgula, teve programas no rádio (97 FM e Oi FM) e, na internet, trabalhou tanto com conteúdos comerciais quanto editoriais. Dirigiu o site virgula e criou o portal Music Non Stop e a plataforma de música, negócios e tecnologia Women’s Music Event. É autora do livro Todo DJ Já Sambou.

Alexandre de Melo é jornalista, documentarista e músico. Como repórter e editor de mídias sociais trabalhou nas redações de Época, Nova Escola, Fundação Victor Civita, Mix TV e Virgula. Pós-graduado em sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, sua alegria em contar histórias é inspirada nos saraus, na literatura marginal e no amor por HQ e música.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Ondas Tropicais – Biografia da primeira DJ do Brasil: Sonia Abreu” de Claudia Assef e Alexandre de Melo Quando: 5 de Setembro Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional Endereço: Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo – SP, 01311-300 Horário: À partir das 19h

Fechar X
Sem mais artigos