13040836_584938588333007_1046083426481996114_o (1)

(Divulgação: Facebook) Rollbando

Imagine poder gravar no mesmo estúdio que sua banda preferida? E melhor ainda, no estúdio dela e com o equipamento dela. Este sonho foi realizado pelo grupo Rollbando, de Campinas, que viajou até Los Angeles para produzir o EP de 4 músicas Anallogico no Studio 606, de Dave Grohl, do Foo Fighters. A primeira banda brasileira a colocar os pés dentro do local mitológico e gravar na famosa mesa de som Neve 8028, do extinto estúdio Sound City, da década de setenta, e comprada por Grohl.

Formada por Du Oliva na voz e guitarra, Bernie Walbenny no baixo, Bruno Manfrinato na guitarra, e Betto Cardoso na bateria, a Rollbando participou de um leilão para ter dois dias de gravação no estúdio do ídolo. A disputa se iniciou com 2.500 dólares e o martelo foi batido por 17 mil dólares (aproximadamente 60 mil reais) pela banda brasileira.”Ao saber que a mãe do guitarrista Mike Squires, da banda Louded, estava com câncer e precisando de ajuda, Dave Grohl abriu a porta dos estúdio por dois dias para Mike, que leiloou as diárias para pagar o tratamento”, conta Bernie ao Virgula. Após conseguir o prêmio o grupo precisou vender carro, espremer a poupança e pegar empréstimo para conseguir o valor total. “Precisamos ser rápidos porque o leilão terminou numa segunda e tínhamos que pagar até sexta da mesma semana. Mas era a chance de nossas vidas. A realização de um sonho. Sempre quisemos gravar lá”, conta o baixista.

Como a grana era alta demais para uma banda independente que está começando, Bernie e os amigos tiveram a ideia de rachar a gravação e o valor com uma outra banda para amenizar os custos: “Tínhamos direito a dois dias, então dividimos com outro grupo de Campinas também, a Freak Company, para o valor cair pela metade. Portanto, tivemos que gravar todo o EP em apenas um dia”.

Sobre a experiência de estar em um dos mais almejados estúdios do mundo, Bernie relembra: “Na hora que entramos no estúdio foi tudo muito inspirador. Está tudo lá, a história do Nirnava, do Foo Fighters, do Queens of The Stone Age, do Probot, sabe? Todos os discos de platina e os prêmios dessas bandas estão decorando o local, os corredores. Agora imagina ver tudo isso de perto?”

Rollbando no Studio 606

(Foto: Cléver Cardoso) Rollbando no Studio 606

E tem mais; não bastasse estarem gravando no estúdio de sua banda preferida, os integrantes ainda usaram os mesmos equipamentos dos ídolos. “Gravar com o equipamento do Foo Fighters foi outra coisa que nos inspirou demais. Eu usei o mesmo baixo do Nate Mendel. A bateria e os pratos foram do Taylor Hawkins. Inclusive, estreamos um amplificador da Marshall que o Dave Grohl tinha acabado de ganhar e nunca usou”, conta Bernie, que tem como única baixa não ter encontrado os Foos pessoalmente: “Sabíamos que eles estariam em turnê pelos EUA. Não os vimos, mas fomos ao show deles como convidados do Dave Grohl. Só não o vimos”.

De perrengue, Bernie conta que rolou um lance ‘tenso’ de última hora: “Antes de viajarmos o nosso baterista, que tinha ensaiado seis meses com a gente para chegar lá tinindo e gravar na fita de rolo, desistiu por causa de um problema. Isso um dia antes da viagem. Metade da banda já estava lá, inclusive. Imagina o desespero? Dai encontramos o Beto, que aceitou o desafio, para a nossa sorte tinha o visto, e foi tirando as músicas no avião. Chegando lá, fizemos dois ensaios antes e gravamos”.Ufa!

Rollbando no estúdio de Dave Grohl


Créditos: Cléver Cardoso/Reprodução Facebook

Mas, todo esse esforço foi válido? “Cara, a qualidade ficou indiscutível. Sem contar toda a áurea do estúdio envolvida. Foi uma realização de poder gravar ali naquele local histórico. Mas, é mais pelo clima envolvido no ambiente. Foi uma realização pessoal de todo mundo da banda. Tecnicamente falando, não muda muito. O estúdio Midas, de São Paulo, por exemplo, é um ótimo estúdio”, diz Bernie e finaliza respondendo se voltaria a gravar lá: “Claro, voltaria”.

Para mostra mais um pouco dessa experiência única, o grupo lançou nesta sexta, 25, o documentário Registro Anallogico.606, dirigido por  Clever Cardoso e o próprio Bernie Walbenny. É uma coprodução Doutromundo e Granada Filmes. Assista abaixo:

Para saber mais sobre Rollbando: www.facebook.com/rollbando


int(1)

Rollbando, 1ª banda brasileira a gravar no estúdio de Dave Grohl: 'Realização de um sonho'