Agora você tem mais uma razão para evitar o estresse: o bem do seu amigo canino. Um estudo da Universidade de Linköping, da Suécia, revelou que cães sentem o nível de estresse de seus donos e são afetados por ele.

A base do estudo foi a análise e avaliação dos níveis de cortisol dos cachorros e de seus donos. De acordo com a bióloga Lina Roth, que participou do time realizando o estudo, “cães e seus donos sincronizam seus níveis de estresse a longo prazo”.

A concentração de cortisol é detectada no pelo do cão, e ela é afetada pelo personalidade do dono a longeo prazo. Mas esse efeito não é recíproco – a personalidade do cão não afeta nem seu próprio nível de cortisol e nem do dono.

“Concluímos que o cão espelha a o estresse de seu dono”, adicionou Lina. As raças usadas no estudo (border collie e pastor de shetland) interagem e reagem bem com seres humanos e respondem mais rapidamente aos seus sinais.

Isso se deve à dependência de cachorros em seu processo de domesticação. Por causa disso, há teorias de que raças de cães de caça não sincronizariam tanto seu nível de estresse ao dono, por serem criados para serem mais independentes.

Quer se animar depois de ler essa triste notícia? Veja aqui contas de pets que você precisa seguir!

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos