A cantora Andien, que vive na Indonésia, causou polêmica em suas redes sociais ao dizer que ela, o marido e o filho dormem com fitas cobrindo a boca.

A imagem ganhou muitas críticas, por isso Andien decidiu explicar a razão da decisão. Ela começa dizendo que as pessoas costumam saber muito sobre coisas que não fazem, mas não aprendem sobre aquilo que podem fazer naturalmente. No caso, respirar.

Andien diz que a técnica de cobrir os lábios com fitas durante a noite chama-se Buteyko e é usada para ensinar o corpo a respirar melhor usando apenas o nariz. Segundo ela, ajudou muito a melhorar o sono, o ronco e também o mau hálito.

O site da BBC informa que Buteyko é uma técnica criada nos anos 1950 por um médico soviético de mesmo nome. Ele acreditava que doenças respiratórias estavam ligadas a como as pessoas respiravam e que ensiná-las a fazer isto apenas pelo nariz aliviaria os sintomas pulmonares.

Apesar da popularidade da técnica em vários países, os médicos alertam que não há estudos que comprovam a eficiência e, principalmente, a segurança do procedimento.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos