O jornalista irlandês Donnachadh McCarthy levantou um assunto polêmico, especialmente entre brasileiros, em sua última coluna no jornal The Guardian: o banho diário. O mundo todo sabe que somos o povo que mais toma banho no mundo, mas segundo ele, que é coordenador de uma consultoria em sustentabilidade e ativista radical pelo meio ambiente, este hábito é prejudicial para o planeta, o corpo e o bolso.

“Quando era criança, banho acontecia uma vez na semana. Não éramos uma família com falta de higiene, simplesmente era a vida que se levava nos anos 1960, e não me lembro de cheiros horríveis por causa disso. Quando me tornei adulto, passei a tomar banho diariamente, mas logo percebi que devia ter continuado como antigamente”, escreveu em seu blog. Agora, o escritor pratica o nosso famoso “banho de gato” e lava diariamente as axilas, os pés e as partes íntimas na pia e, no chuveiro, apenas uma vez na semana.

Cuidando do bolso e do planeta
Um banho de 10 minutos usa, em média, 60 litros de água. Um chuveiro elétrico consome três vezes mais e para encher a banheira é preciso 80 litros. Tendo como base uma família de quatro pessoas, isso consumiria em um ano, no mínimo, 400 libras (aproximadamente R$2.120) somente em energia elétrica, além de emitir 3,5 toneladas de dióxido de carbono.

Cuidando do corpo
O cloro da água e, principalmente o sabonete tendem a causar dermatite e deixar a pele ressacada. O dermatologista Joshua Zeichner explica que bebês e crianças pequenas não devem tomar banho todos os dias para que a exposição a bactérias deixe a pele menos sensível ao longo da vida. A Academia Americana de Pediatria recomenda três banhos semanais. Ensaboar demais e ficar muito tempo no chuveiro remove ainda mais o óleo natural da pele e as chances de ter problemas aumentam.

A mesma coisa acontece com o uso excessivo de shampoo, que remove os óleos protetores naturais do couro cabeludo e dos fios criando caspas, por exemplo. Donnachadh aboliu o uso de shampoo depois de voltar do Brasil em 1992, quando ele passou um mês vivendo com os índios Yanomami, na Amazônia.

Brasil x Outros Países
Segundo uma pesquisa da consultoria de tendências Euromonitor, os brasileiros lideram a lista de fãs de água com até 12 banhos semanais. Colômbia, Austrália, Indonésia e México vêm na sequência com até mais de um banho diário.

França, Estados Unidos e Espanha ficam na média de uma chuveirada por dia e os campeões do ‘banho de gato’ são Turquia, Alemanha, Reino Unido, Índia e Japão. Em último está a China, onde mais de 40% da população toma um banho completo apenas uma vez na semana.

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos