Muitas pessoas comem doces em excesso em situações de fragilidade emocional achando que terão alguma recompensa ou mudança de humor e também para se sentirem com mais energia. Mas uma pesquisa realizada pela Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha, mostra que o açúcar não faz bem em momentos delicados e nem dão combustível suficiente.

O estudo aponta que não há nenhuma evidência de que o humor melhore ou que ficamos mais energizados com o consumo excessivo de açúcar. “Pessoas no mundo todo consomem bebidas açucaradas para se tornarem mais alertas ou combatem a fadiga. Nossas descobertas indicam claramente que tais alegações não são substanciadas, e o açúcar provavelmente fará você se sentir pior”, disse Konstantinos Mantantzis, um dos responsáveis pelo estudo, ao tabloide Daily Mail.

Ao todo, os pesquisadores analisaram 31 estudos, e fizeram testes com 1.259 pessoas. Sandra Sünram-Lea, professora de psicologia da Universidade de Lancaster, e que colaborou com o estudo, afirma que é necessário pensar em dietas, e não em alimentos que oferecem fórmulas milagrosas.

“O aumento da obesidade, diabetes e síndrome metabólica nos últimos anos destaca a necessidade de estratégias de dietas com base em evidências para se promover um estilo de vida saudável ao longo da vida das pessoas”, afirmou.

Fechar X
Fechar X