Alguns alimentos ajudam a combater o cansaço

Alguns alimentos ajudam a combater o cansaço/ Thinkstock

As causas do cansaço podem ser múltiplas. Variam desde uma noite de sono mal dormida até uma causa clínica, como insônia. Mas existe outro aliado nesse combate ao cansaço: os alimentos!

“Se as horas de sono estão boase a rotina do dia a dia não está tão pesada assim, uma alimentação inadequada pode estar ocasionando esse cansaço extremo e sonolência.”, afirma a nutricionista Patrícia Cruz.

Alimentos aliados contra o cansaço 

Patrícia indica alimentos com carboidratos (principal fonte de energia) e gorduras boas, como pães, cereais integrais, aveia, granola, milho, frutas oleaginosas (castanhas de caju e amêndoa).

Aposte ainda em frutas frescas (banana, laranja, etc) para ajudar na disposição das tarefas do dia a dia. Segundo a nutricionista, a quantidadecerta varia de acordo com cada indivíduo. As recomendações da OMS indicam consumir diariamente 450g de vegetais folhosos e frutas.

O que não comer 

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que não trazem nenhum benefício para o organismo, como refrigerantes, bebida alcoólica e cafeína em excesso. “Eles são pobres em nutrientes, isto é, calorias vazias”, destaca Patrícia.

Uma boa noite de sono 

As horas de sono ideaisvariam de pessoa para pessoa. Para Patrícia, o mais importante é a qualidade do sono. “Você pode dormir 6 horas e ter um bom sono, fazendo todas as fases e acordar renovado. Por outro lado, algumas pessoas dormem 10 horaspor noite, mas acordam a todo instante, não fazem um ciclo inteiro de sono e acordam mais cansados do que foram dormir” – explica a nutricionista.

Patrícia também recomenda evitar alimentos ricos em gordura, que exigem um trabalho maior de digestão. “O ideal durante a noite é fazer uma refeição com alimentos mais leves, por exemplo, arroz integral, legumes e verduras, carnes brancas, pois não vão interferir na qualidade do sono” – recomenda Patrícia.

 

Fechar X
Sem mais artigos