Já falamos aqui sobre algumas questões que nos tiram do sério: ciúme, espinhas, cabelos ressecados… Mas se tem uma coisa que é campeã de reclamações, independente da fase da vida em que estamos é a questão do peso. É difícil não comparar nosso corpo com o das musas da televisão ou com aquela amiga que arranca suspiros dos garotos com suas curvas. Mas olha só: o primeiro passo para se livrar dessa dor de cabeça é se aceitar, aprender a gostar de si  e se cuidar sempre de forma saudável.

Essa aceitação vale principalmente para as meninas, que costumam encanar com a balança muito mais do que os meninos. É claro que é importante se preocupar com a aparência (quem não quer estar bonita?), mas é preciso colocar a saúde em primeiro lugar. Não adianta mergulhar em dietas malucas que prometem milagres – e muitas vezes não cumprem – e esquecer os alimentos de que nosso corpo precisa. Adotar esses maus hábitos, principalmente na fase da adolescência, é pedir pra ter problemas lá na frente.

Nessa fase é bem comum engordar e emagrecer com freqüência. De acordo com a nutricionista Lara Natacci, isso se justifica pelo fato de que ocorrem várias alterações hormonais que podem interferir na ingestão dos alimentos e no acúmulo de gordura no corpo. No desespero a galera fecha a boca sem pensar nas conseqüências. Que garota nunca passou uma semana comendo como um passarinho só porque queria ficar impecável dentro de um vestido de festa?

Dietas que prometem eliminar vários quilos em pouquíssimo tempo não são nada adequadas. “Elas acabam causando o famoso efeito sanfona, em que a pessoa perde a massa magra e tem grandes possibilidades de voltar a ganhar peso de novo e aumentar a gordura corporal. Além disso, elas podem prejudicar o crescimento do adolescente”, alerta a nutricionista, que destaca a dieta que proíbe carboidratos como um exemplo a não ser seguido.

Segundo ela, é preciso ingerir itens de todos os grupos que compõem a pirâmide alimentar, praticar atividades físicas regulares, evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados e deixar para trás o hábito de comer na frente da TV ou do computador. “Com uma alimentação equilibrada, contendo as quantidades mínimas de cada grupo da pirâmide, é possível perder peso de forma saudável”, ensina a nutricionista.

Mas como seguir esses hábitos nos dias de correria? A nutricionista diz que é bom sempre ter ao alcance lanches leves e nutritivos, como frutas, queijo branco, iogurtes e cereais ricos em fibras. “Não ficar muito tempo em jejum, pois na hora da fome, é difícil escolher os alimentos mais saudáveis (procuramos normalmente os alimentos mais pesados) e ingerir bastante líquido também são pontos importantes”, completa.

Essa questão da fome é um ponto que merece destaque, pois interfere muito em nosso humor. Quem não fica azeda quando está com fome? E é justamente esse nervosismo que nos faz querer comer qualquer besteira que aparece. Por isso, atenção ao estado emocional: “Algumas pessoas comem mais quando estão ansiosas ou estressadas, ou ainda quando estão sob pressão. Também há casos em que as pessoas usam o alimento como um ‘conforto’, ou que deixam de comer se estão com problemas emocionais”, explica Lara. Nós do Viva Clean acreditamos muito nisso! Pra gente viver clean é viver sem encanações e achamos que qualquer coisa que seja radical é prejudicial. Comer um brigadeiro de vez em quando pode, o que não pode é comer todos os dias. Lembre-se sempre que equilíbrio é a palavra certa.

Além de cuidar do peso, manter a pele em dia também te deixa livre de encanações. Que tal experimentar os produtos da linha CLEAN & CLEAR® e escolher os que mais se adaptam ao seu tipo de pele? Conheça todos aqui.

 


int(1)

Dietas malucas só levam a... resultados malucos