Sabe aquela história de que tomar uma taça de vinho ou um copo de cerveja todos os dias faz bem para o organismo? Pois uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, diz que consumir bebidas alcoólicas diariamente, mesmo que em pouca quantidade, aumentam os riscos de derrame.

O estudo, feito com 500 mil pessoas, aponta que um ou dois copos das bebidas faz o risco de um derrame aumentar entre 10% e 15%, e que quatro doses aumentam as possibilidades para 35%.

Segundo os especialistas, que publicaram a pesquisa na revista Lancet, estudos que apontavam que beber uma taça de vinho ou cerveja por dia faziam bem não levavam em consideração alcoólatras e pessoas intolerantes ao álcool.

“Já se afirmou que beber moderadamente é potencialmente benéfico, especialmente para doenças cardiovasculares, mas este estudo mostra evidências robustas que refutam essa afirmação. Mesmo o consumo moderado de álcool aumenta as chances de ter um derrame”, afirmou Zhengming Chen, um dos responsáveis pela pesquisa.

Segundo o professor, a pesquisa realizada pela Universidade de Oxford ainda tenta encontrar outros malefícios do consumo diário de bebidas alcoólicas. “As descobertas para ataque cardíaco foram menos claras, então planejamos coletar mais evidências”, explicou.

Fechar X
Fechar X