Ser deixada para titia (dos gatos) talvez nem seja tão ruim assim! Um estudo publicado no Plos One revelou que gatos são tão perceptivos que não somente interpretam como imitam o comportamento de seus donos.

Após uma pesquisa com mais de 3000 donos de gatos, pesquisadores analisaram suas respostas em relação ao Big Five – os cincos grandes traços de personalidades ligadas à linguagem e ao comportamento: conscienciosidade, extroversão, neuroticismo (ou instabilidade emocional), amabilidade, e abertura para novas experiências.

As comparações revelaram que alguns traços mais dominantes dos donos também estavam presentes em seus gatos! Por exemplo, donos extrovertidos tinham gatos que gostavam de sair, enquanto donos mais neuróticos tinham gatos mais reclusos e com comportamentos peculiares e distantes.

“Muitos donos consideram seus pets membros de sua família, formando laços próximos”, disse Lauren Finka, co-autora do estudo e pesquisadora do bem-estar animal. “Portanto, é possível que pets possam ser afetados pela forma como interagimos com eles e cuidamos deles, e esses fatores são influenciados por nossas diferenças de personalidades.”

No entanto, ainda precisam ser realizadas mais pesquisas para entendermos o quanto nosso comportamento afeta os gatos, assim como sua saúde!

Deu vontade de ver gatinhos? Veja fotos engraçadas de felinos aqui:

Fechar X
Fechar X
Sem mais artigos