Doença não tem cura

Reprodução Doença não tem cura

Ele passou po 16 cirurgias em 2017 para remover uma quantidade excessiva de verrugas pelo corpo, fruto da epidermodisplasia verruciforme, popularmente conhecida como doença da árvore. Abul Bajandar, 27 anos, de Bangladesh, estava com esperanças de ter uma vida normal, mas no começo desse ano as verrugas voltaram a crescer. Abul foi apelidado como “homem-árvore” devido a doença.

Segundo o Daily Mail, Abul teve cerca de 5kg de verrugas removidos em procedimentos cirúrgicos. O jovem é uma das poucas pessoas no mundo diagnosticadas com a doença. A cirurgiã responsável pelo tratamento de Abul, Samanta Lal Sen, disse que a operação foi um marco para a medicina. Logo após a cirurgia, Abul contou que foi uma “alegria” poder segurar as filhas no braço.

“Doença da árvore”

A epidermodisplasia verruciforme é uma doença causada por um tipo de vírus HPV que ataca a pele e sistema imunológico. O principal sintoma é o crescimento de verrugas disformes em todo o corpo, principalmente pés e mãos. Os sintomas podem aparecer logo após o nascimento, ou durante a infância e início da adolescência.

O tratamento é baseado em cada caso, pode incluir medicamentos e cirurgia. No entanto, os efeitos não costumam ser definitivos. As operações precisam ser feitas duas vezes ao ano. Caso as verrugas não sejam tratadas, podem atingir tamanho que atrapalhe alimentação e higiene pessoal do paciente.

 

 


int(1)

'Homem-árvore' volta a ter problema após 16 cirurgias