Conheça o único mosquito da Islândia.

Para quem é de um país tropical, um lugar sem mosquitos parece um sonho inatingível. No entanto, uma vida sem zumbidos no ouvido no meio da noite é uma realidade para os islandeses.

Enquanto certas doenças podem ainda ser encontradas em países de primeiro mundo no norte do hemisfério, a Islândia se diz ser 100% livre de mosquitos. O único mosquito no país se encontra em um laboratório, imerso em álcool, que foi capturado dentro de um avião!

“Eu o persegui pela cabine até pegá-lo”, conta Gisli Mar Gislason, biólogo da Universidade da Islândia. “É o único mosquito que já encontrei na Islândia”.

Isso só é possível devido à falta de locais com água rasa e parada no país para os mosquitos botarem seus ovos, que só chocariam no calor. Quando a temperatura sobre, esse locais são os primeiros a esquentarem, e portanto, garantindo que os mosquitos nasçam e se procriem.

No entanto, um cenário de aquecimento global poderia mudar esse ecossistema, e fazendo com que o país possa voltar a ter mosquitos. Uma prova da fragilidade da biosfera, e do impacto de nossas ações.

Precisa de mais motivos pra visitar? Veja aqui as beleza naturais (e sem mosquitos) da Islândia:

Fechar X

Fechar X
Sem mais artigos